KRKA

Farmacêuticos hospitalares: «Tivemos que nos reinventar para responder a todos os desafios»

“Questionámos tudo e naturalmente tivemos que nos reinventar para responder a todos os desafios que nos chegaram quase diariamente", afirma Paula Campos, presidente do Colégio da Especialidade de Farmácia Hospitalar da Ordem dos Farmacêuticos, a propósito da pandemia por covid-19.

Face aos desafios, encontrar as "soluções de amanhã” 

Em declarações à Just News, explica que foi necessário "mudar rotinas e hábitos há muito enraizados"... e num curto espaço de tempo. Para a responsável, "este é o momento de nos alinharmos, porque seguramente a nossa eficiência depende muito da nossa visão do futuro”.

E acrescenta: "As respostas que vamos dando têm que se pautar sempre pela melhor prática e têm de considerar o dia de amanhã."

É precisamente sob o lema “Paradigmas de ontem, desafios de hoje, soluções de amanhã” que o Colégio da Especialidade vai organizar as suas XIII Jornadas de Farmácia Hospitalar, que decorrerão dia 27 de fevereiro, em formato online. 

Segundo Paula Campos, o evento vai permitir a apresentação e debate de temáticas relacionadas com a "intervenção dos farmacêuticos hospitalares durante a pandemia de COVID-19, a continuidade de cuidados e os serviços de proximidade".


Paula Campos

Encarar "cada desafio" como oportunidade para uma melhoria contínua

Fazendo um balanço do trabalho desenvolvido pela Farmácia Hospitalar no último ano marcado pela covid-19, Paula Campos não tem dúvidas de que, a nível nacional, "se procurou fazer o melhor, sempre em trabalho interdisciplinar".

De acordo com a sua experiência e o feedback que tem recebido por parte de outros colegas, não tem dúvidas de que “soubemos sempre responder com resiliência e com espírito de entreajuda. Nunca como agora contamos tanto uns com os outros, criando uma rede de informação, partilha e solidariedade, que esperamos que se mantenha.”

Questionada sobre a preparação das vacinas para a covid-19, realça que, apesar da maior visibilidade que a mesma trouxe à profissão, “a gestão de todas as etapas é um trabalho que o farmacêutico hospitalar está preparado para executar, não nos tendo sido difícil nem complicado implementá-las”.

Na sua perspetiva, as exigências próprias de uma nova vacina acabam por ser mais uma maneira de melhorar, de forma contínua, o trabalho desenvolvido pelas equipas farmacêuticas nos hospitais. “Cada desafio é uma oportunidade”, conclui. 



O evento, que inclui uma homenagem aos farmacêuticos hospitalares, vai permitir também a apresentação de mais ações e iniciativas que acrescentam mais valias. A sessão dedicada ao projeto DIFH - Divulgação de Iniciativas em Farmácia Hospitalar pretende, assim, "continuar a proporcionar aos farmacêuticos hospitalares um espaço de partilha de projetos e boas práticas nas diversas atividades da Farmácia Hospitalar".

O programa pode ser consultado aqui.


A inscrição pode ser efetuada aqui.



As boas práticas merecem uma ampla partillha!

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda