Faculdade de Medicina de Lisboa realiza 2º Dia da Pedagogia e Educação Médica
O Conselho Pedagógico e a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) promovem, dia 23 de outubro, no Grande Auditório do Edifício Egas Moniz, o 2º Dia da Pedagogia e Educação Médica. A iniciativa pretende ser "um momento importante de reflexão e discussão sobre o ensino médico e a pedagogia entre docentes e discentes" e conta com a colaboração de variados especialistas.
Na sessão de abertura, além de Isabel Pavão Martins e José Almeida Correia, presidentes, respetivamente, do Conselho Pedagógico e da AEFML, estarão também presentes António Vaz Carneiro, diretor do Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência (CEMBE), e Ana Coelho Silva, discente do Conselho Pedagógico.
"Inovação Pedagógica" é o tema da primeira mesa, com início marcado para as 09h30. Sob a moderação de João Costa, diretor-adjunto da Cochrane Portugal e do CEMBE, serão abordados os temas: "Simulação médica", "Papel dos MOOC no ensino médico" e "Aplicações informáticas no ensino médico".
Além da apresentação de projetos no âmbito da pedagogia e da educação médica, o programa contempla também a realização de uma conferência sobre "Integridade Académica", a ser proferida por Milton Severo, investigador no Centro de Educação Médica da Faculdade de Medicina do Porto.
No segundo painel, focado na "Investigação no Ensino Médico", a moderação estará a cargo de João Forjaz de Lacerda, diretor da Unidade de Investigação de Hematologia do Instituto de Medicina Molecular. Esta sessão terá a intervenção de João Ferreira, coordenador do GAPIC (Gabinete de Apoio à Investigação Científica, Tecnológica e Inovação), e de Ricardo Soares dos Reis, interno de Neurologia e investigador na área das Neurociências.
A partir das 15h00, a discussão será promovida através de "Small Working Groups", um espaço dedicado ao trabalho e discussão de temas relevantes nos campos da Pedagogia e da Educação. Com a colaboração de diversos especialistas, serão debatidos os seguintes temas: "Competências de um bom professor", "Competências de Comunicação Clínica", "Responsabilidade do aluno durante o ensino clínico" e "Trabalho Final de Mestrado".
O evento termina com a apresentação de conclusões dos "Small Working Groups", sob moderação de Isabel Pavão Martins, presidente do Conselho Pedagógico da FMUL.
A inscrição pode ser efetuada online aqui.




