KRKA

Exposição «Na Nossa Turma Ninguém se Esconde» sensibiliza para o bullying infantil na obesidade

Antecipando o Dia Mundial da Obesidade que se assinala a 4 de março, a ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade, em parceria com o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, vai inaugurar, dia 3 de março, a exposição “Na Nossa Turma Ninguém se Esconde”. A mostra estará patente ao público até 12 de março, no Espaço Expositivo Caleidoscópio da Universidade de Lisboa, no Campo Grande.


A iniciativa, que teve como ponto de partida o livro “O Esconderijo”, visa sensibilizar a comunidade para o bullying infantojuvenil relacionado com a Obesidade e contou com a participação de 260 turmas e de cerca de 5.636 alunos de várias escolas do concelho de Lisboa.

Como complemento ao trabalho realizado pelas escolas foram realizadas 78 sessões pedagógicas para cerca de 2.200 alunos sobre os temas do projeto e tendo por base o livro "O Esconderijo". A exposição conta com cerca de 265 trabalhos de 32 escolas de 1º e 2º ciclo da rede pública de lisboa. "



“1000 LIVROS 1000 ESCOLAS”

A ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade ofereceu a cada uma destas escolas 1 exemplar do livro “O Esconderijo”, ao abrigo da campanha “1000 LIVROS 1000 ESCOLAS” o qual foi dinamizado nos vários agrupamentos e em mais de 48 escolas, terminando agora com a realização de uma exposição coletiva dos trabalhos efetuados pelos alunos ao longo do projeto e que pretendem mostrar a forma como cada turma/escola apreendeu a história e os conceitos associados e como, na sua realidade, previnem eventuais situações de bullying.

A inauguração da exposição conta com a participação do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Presidente da ADEXO – Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade, Carlos Oliveira, da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Sofia Athayde e, ainda, dos apresentadores de televisão, Vanessa Oliveira e José Carlos Malato, que são os padrinhos do livro.

A exposição “Na Nossa Turma Ninguém se Esconde” materializa-se em dois formatos de apresentação dos trabalhos realizados pelas escolas físico e digital e integrará várias dinâmicas que permitirão a interação com os visitantes, seja em contexto escolar ou outro, construindo um programa de visitas e de atividades para as escolas e famílias.

Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, refere a propósito desta iniciativa que “que a Câmara Municipal de Lisboa é o parceiro que aceitou o desafio que lhe lançamos com a oferta dos livros e colocou todos os agrupamentos a falar sobre um tema que para muitos continua a ser TABU.  Esta ação permitiu que as crianças passassem a ter uma visão diferente sobre o tema e falem agora sobre um tipo de agressão continuada que não podemos aceitar e que, muitas vezes, os mais jovens, por exemplos menos felizes, não a entendem como tal”.

Este ano, a Adexo – Associação Portuguesa de Pessoas que vivem com Obesidade assinalará o Dia Mundial da Obesidade ao abrigo do tema “Juntos abordamos a Obesidade em toda a Europa”. Em Portugal, a Associação participará em várias atividades com a Câmara Municipal de Lisboa e com a SPEO – Sociedade Portuguesa de Estudo da Obesidade, entre as quais a participação num Curso Multidisciplinar de Obesidade na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, no dia 4 de março dirigido a Profissionais de Saúde.

O programa, com o conjunto de atividades que decorrem entre dias 3 e 12 de março, pode ser consultado  AQUI.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda