Cepheid Talks

Exposição fotográfica «Costuras à Flor da Pele» sensibiliza para o cancro da mama

Dia 6 de novembro é inaugurada, às 17h30, no Lisbon Story Centre, a exposição fotográfica “Costuras à Flor da Pele”, constituída por imagens de mulheres que sofreram de cancro da mama ou lidaram de perto com a doença. De entrada livre, esta exposição é apresentada pela Sanofi, que traz a Portugal o trabalho do premiado fotógrafo e cineasta Koen Suidgeest.

O objetivo de “Costuras à Flor da Pele”, que revelou ser um grande sucesso junto do público de Madrid e Barcelona, onde já esteve exposta, é contribuir para a sensibilização para o cancro, particularmente para o cancro da mama. A exposição é o resultado de uma iniciativa de Koen Suidgeest, na qual participaram mais de 200 mulheres que vivem com cancro da mama. Algumas mulheres acompanharam a doença em familiares e amigos, enquanto outras a viveram na sua própria pele.

“Para mim, a arte não é apenas arte. Preciso que o meu trabalho mostre algo sobre mim e que seja mais do que uma bela fotografia ou um belo filme. Assim, ´Costuras à Flor da Pele` surge de dois interesses distintos. Por um lado, é fruto do meu compromisso com a consciencialização sobre o cancro, porque o vivi de muito perto e, por outro, da fotografia documental, neste caso com a componente da nudez. Uma combinação de arte com causa. Colocar a arte ao serviço da causa, é a minha forma de contribuir e de melhorar a sociedade que nos rodeia – passo a passo mas de forma constante” afirma Koen Suidgeest.

A exposição pôde ser produzida devido a uma campanha de microfinanciamento e do apoio de empresas como a Sanofi. “A Sanofi conta com uma experiência de 30 anos na área da Oncologia, tendo investigado e desenvolvido fármacos inovadores que aumentaram a esperança de vida dos doentes com cancro, a isto somamos o nosso compromisso de estar mais perto do doente e acompanhá-lo não apenas durante o tratamento, mas também após a remissão do cancro. Esta exposição é uma homenagem às mulheres com cancro e a Sanofi quer agradecer-lhes o gesto de se deixarem fotografar, desmistificando a doença e, desta forma, ajudando outras mulheres que estão a passar por uma situação semelhante” afirma Alberto Inez, diretor-geral da Sanofi Portugal.

A exposição poderá ser visitada de 6 de 20 novembro entre as 10h e as 20h. O Lisbon Story Centre fica na Praça do Comércio 78, em Lisboa. Por cada visitante da exposição, a Sanofi doará 1€ à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, todos os anos, em Portugal há 1.500 mortes devido a cancro da mama, e são detetados 4.500 novos casos.


Algumas das imagens que fazem parte da exposição.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda