KRKA

Estão abertas as candidaturas à 8ª edição do Prémio Boas Práticas em Saúde (PBPS)

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e a Direção-Geral da Saúde (DGS), em parceria com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e Administrações Regionais de Saúde (ARS) vão organizar conjuntamente mais uma edição anual do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS). O prazo para apresentação de candidaturas à 8ª edição do Prémio está a decorrer entre os dias 23 de abril e 31 de maio.

A atribuição do PBPS visa distinguir e premiar o trabalho dos profissionais ou equipas de serviços de saúde dos setores público, privado e social, que, no seu quotidiano, desenvolvam projetos com qualidade e inovação e que, respeitando as normas instituídas, representem um valor acrescentado para o cidadão/comunidade ou para as práticas da organização, com reflexo direto na prestação de cuidados de saúde e, que possam ser consideradas como boas práticas em saúde.

O PBPS tem como principal objetivo dar a conhecer exemplos de boas práticas, com vista à sua replicação, na senda da melhoria do desempenho do Sistema de Saúde. Pretende-se assim, suscitar o desenvolvimento de ações de mudança, a fim de poderem constituir-se em casos de excelência a generalizar futuramente.

A edição do ano de 2014 do PBPS pretende continuar a acompanhar os desafios que se colocam à gestão e disponibilização de cuidados de saúde e, por esse motivo a sua 8.ª Edição irá focar-se no Plano Nacional de Saúde 2012-2016, especificamente em três dos seus Eixos Estratégicos:
*        Cidadania em Saúde;
*        Acesso e equidade em saúde;
*        Politicas saudáveis

Podem apresentar candidatura ao PBPS, concorrendo apenas a um dos Eixos Estratégicos, as Instituições de saúde dos setores publico, privado ou social, incluindo pessoas singulares, colaboradores dessas Instituições se devidamente mandatados ou outras Instituições, desde que o projeto se enquadre em atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde, e esteja constituída uma parceria com uma Instituição de saúde.

As candidaturas deverão ser submetidas on-line, em formulário disponível para o efeito, no sítio do Prémio Boas Práticas em Saúde – www.boaspraticasemsaude.com. Deverá igualmente ser consultado, no endereço acima indicado, o regulamento relativo ao ano em curso, que contempla de forma explícita os requisitos de admissão ao Prémio, bem como os motivos de exclusão, métodos de seleção e critérios de avaliação.

 O processo decorrerá de forma idêntica a anos anteriores, com um período para aceitação de candidaturas, as quais, após um processo de pré-seleção, serão avaliadas por uma Comissão Científica e nomeados os projetos melhor classificados para apresentação pública, através de comunicação oral ou poster, no Encontro PBPS 2014. Este evento culminará numa cerimónia, onde será atribuído um prémio para distinguir o melhor projeto de Boas Práticas em cada uma das categorias.

Poderão concorrer ao Premio todos os profissionais e equipas de saúde dos setores público, privado e social a apresentarem projetos que representem boas práticas enquadradas nas categorias selecionadas para 2014, estando os interlocutores designados em cada uma das Instituições acima referidas, disponíveis para apoiar a instrução dos processos e clarificação de eventuais dúvidas.

O Encontro para apresentação dos projetos nomeados, exposição de posters e entrega dos Prémios, terá lugar em Lisboa no dia 20 de novembro de 2014, em local a designar.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda