KRKA

Escola de Verão da Medicina Interna com «novas experiências pedagógicas»

Aprender, partilhar, evoluir em grupo foram os objetivos centrais de mais uma edição da EVERMI - Escola de Verão da Medicina Interna, a sexta que a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) organizou para os jovens internos da especialidade e que contou com 35 participantes de todo o país. Segundo António Martins Baptista, diretor da EVERMI, o modelo do programa científico manteve-se, mas ganhou impulso a componente mais prática.


“Vamos sempre fazendo novas experiências pedagógicas, mas uma das sessões que repetimos este ano, e que tinha sido muito bem recebida na 5.ª edição, foi o ´Laboratório de Ecografia`, embora com um padrão ligeiramente diferente. Queremos criar mais interatividade, estar mais próximos de quem nos está a ouvir, de maneira a envolvê-los no ensino”, explica, acrescentando que o balanço foi muito positivo.

O conceito tem a sua génese na Escola Europeia de Medicina Interna e apresenta-se cada vez mais sólido. Tal não significa cristalização. Segundo António Martins Baptista, o futuro do projeto será aquele que os jovens internos ditarem, uma vez que também eles têm uma palavra a dizer sobre o conteúdo do programa científico no final da formação.

Ou seja, a evolução será no sentido de “procurar sempre a melhor maneira de ensinar os jovens internos de Medicina Interna” e de criar um “espírito forte” na especialidade. Um objetivo que, na sua opinião, está a ser alcançado: “A verdade é que é destas escolas, não só em Portugal como a nível europeu, têm saído os jovens dirigentes da Medicina Interna.”



Nuno Bernardino Vieira, codiretor da EVERMI, realçou igualmente a importância de criar laços entre os internos que frequentam a formação. “São de locais diferentes, pouco se conhecem, e com esta iniciativa podem estabelecer laços que podem ser pontes importantes no futuro para trabalharem em conjunto, para desenvolverem trabalhos de investigação multicêntricos”, afirma. Ao mesmo tempo, estão a receber “motivação para que defendam sempre a especialidade e para que a vivam com muito ânimo e empenho”.

A Comissão Organizadora da Escola de Verão é composta por Carla Araújo, José Mariz, Maria João Lobão, Raquel Cavaco, Ricardo Louro, Susana Marques e Zélia Lopes.



A versão completa da notícia pode ser lida numa próxima edição de LIVE Medicina Interna.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda