KRKA

Equipa multidisciplinar de profissionais de saúde lança hoje um livro sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

Uma equipa multidisciplinar de pediatras, neuropediatras, pedopsiquiatras, psicólogos e outros técnicos com intervenções distintas nas crianças, coordenada pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas, lança hoje, 11 de junho, um livro essencial para pais e professores sobre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).

Apesar dos conhecimentos científicos atuais, há ainda muitas pessoas, nomeadamente professores e pais, que continuam a entender as dificuldades comportamentais das crianças com PHDA como meras faltas de educação. No entanto, a PHDA atinge 5 a 8 por cento das crianças em idade escolar, o que significa que existem mais de 80 mil casos em Portugal.

A obra, editada pela Verso de Kapa, revisita a história da PHDA permitindo identificar as suas causas, as diversas apresentações clínicas, modos e critérios de diagnóstico, evidencia as implicações na vida quotidiana dos envolvidos e apresenta estratégias práticas, possíveis intervenções no comportamento e terapêuticas. São ainda abordados os diferentes problemas associados à PHDA, bem como a sua evolução, além de testemunhos de pais e crianças, que possibilitam uma visão abrangente desta perturbação.

Para Ana Serrão Neto, pediatra e coordenadora da equipa responsável por este livro e pela Unidade de Neurodesenvolvimento do Centro da Criança do Hospital CUF Descobertas “esta é uma oportunidade de fazer a diferença na vida das crianças, que são o futuro da sociedade. Sabemos que as crianças com PHDA podem ser bem-sucedidas e serem adultos realizados. Para tal, basta que tenham um acompanhamento adequado e individualizado e se puderem usufruir de intervenção multimodal e pluridisciplinar, estas crianças podem modificar substancialmente o seu comportamento”.

Para responder a estes e outros desafios, o livro “Hiperatividade e Défice de Atenção” tem lançamento marcado para hoje, 11 de junho, às 18h30, no El Corte Inglês, numa sessão que conta com a presença dos autores e com o presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Teresa Bandeira.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda