Equipa do CHLN apoia diabéticos de vários pontos do país e dos PALOP
Apostando na multidisciplinaridade, o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SEDM) do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) consegue dar resposta às mais variadas necessidades de quem vive com diabetes. Sendo um centro hospitalar de referência, recebe pessoas de diferentes pontos do país e também dos PALOP. A educação para a saúde é um dos grandes desafios, assim como o desenvolvimento da consulta do pé diabético.
Em declarações à Just News, Sílvia Guerra, responsável pela Consulta de Diabetes, Consulta de Diabetes e Gravidez e Consulta de Bombas de Insulina do CHLN, explica que na Consulta de Diabetes do SEDM recebem-se pessoas da região, mas também de outras partes do país e dos PALOP. E sublinha: “É um Serviço com várias valências, que dão apoio à diabetes, daí sermos um centro de referência para certas consultas, como a das bombas perfusoras de insulina”.
Ao todo, o Serviço acompanha 90 pessoas com bomba de insulina. Sílvia Guerra afirma que “este número corresponde aos adultos, não engloba os menores de 18 anos". Trata-se de um tratamento que "trouxe grandes mais-valias aos doentes, mas, face ao custo elevado desta terapêutica, seguimos as normas da Direção-Geral da Saúde e só escolhemos quem apresenta os requisitos para conseguir um ótimo controlo da diabetes".
A multidisciplinaridade acontece no hospital e também nos CSP
A aposta na prevenção e no tratamento do pé diabético é um dos objetivos do SEDM, que está a iniciar uma formação, juntamente com o ACES Lisboa Norte, para que se possa detetar, de forma mais precoce, este problema. “É necessário formar médicos e enfermeiros e uniformizar procedimentos para se evitar as complicações mais graves”, diz Sílvia Guerra.
A Nutrição e a Dietética também são um “apoio forte”, além da Oftalmologia, responsável por resolver casos de retinopatia diabética e de realizar os rastreios que evitam a progressão desta patologia. “Existe um esforço para que as retinografias sejam feitas anualmente, mas a verdade é que temos tido alguns contratempos por falta de profissionais do Serviço de Oftalmologia. Esperemos que a situação se resolva o quanto anos.”
E continua: “Existe um grande esforço traduzido na aquisição de um retinógrafo nos CSP e espera-se que, dentro em breve, o rastreio possa, após colocação de técnicos nos CSP, ser uma realidade.”
Duas das especialidades que Sílvia Guerra também faz questão de salientar é a Psiquiatria e a Psicologia: “A diabetes é uma doença crónica com a qual se tem de saber viver. Nem sempre é fácil e pode ser necessário pedir apoio psicológico, para evitar a depressão e outros problemas, como os do foro alimentar.”
Os desafios da enfermagem: derrubar mitos e educar também a família
Além de Sílvia Guerra, na reportagem da Just News sobre a Consulta de Diabetes do SEDM, que pode ser lida no Jornal das 1as Jornadas de Diabetologia do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHLN, é também entrevistado Lagoa Vicente, enfermeiro de referência na área da Diabetes e interlocutor entre o hospital e os CSP.
Na sua opinião, a Enfermagem tem "um papel fundamental, como no ensino da autovigilância e da insulinoterapia, porque a própria pessoa com diabetes é que tem de controlar a doença. Não basta vir às consultas, é preciso ter uma boa alimentação, praticar exercício físico, observar os pés todos os dias, saber como administrar a insulina ou que medicamentos deve tomar…”.
Vários pormenores que fazem parte da vida de quem um dia descobriu que sofria desta pandemia chamada diabetes. “Não é fácil, porque têm de ser tomadas, por dia, muitas decisões. Mesmo quando se tem a bomba, há que saber utilizá-la e manter um estilo de vida saudável.”
Lagoa Vicente refere que a aceitação e o bom controlo desta patologia também contribui para o diagnóstico mais precoce das comorbilidades. Afinal, “o grande sucesso está em a pessoa aceitar a diabetes e aprender a viver com a mesma, com a ajuda dos profissionais de saúde”. Nesse sentido, a equipa de enfermagem do SEDM disponibiliza contactos de telemóvel, além do presencial no hospital, para que se possam esclarecer dúvidas.
Editado pela Just News, o Jornal das 1as Jornadas de Diabetologia do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do CHLN é distribuído aos participantes do evento, que decorre nos dias 12 e 13 de novembro. Entre outros artigos, é publicada uma entrevista com Mário Rui Mascarenhas, responsável da Direção do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SEDM) do CHLN e a reportagem sobre a Consulta de Diabetes.