KRKA

Hospitalização Domiciliária do CHVNG/E vai realizar a 2.ª «Oficina do Cuidador»

É já no próximo dia 5 de novembro que a Equipa de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNG/E) dá continuidade a "uma iniciativa pioneira dentro da hospitalização domiciliária em Portugal, no âmbito do SNS", sublinha Olga Gonçalves, coordenadora médica da unidade.



"Cuidamos de si também"

Em declarações à Just News, a e especialista de Medicina Interna salienta que o projeto, que arrancou em maio deste ano, "surgiu da necessidade de promovermos a literacia em saúde dos cuidadores informais".

O lema "Cuidamos de si também" deixa bem claro o objetivo central a que os profissionais da Unidade de Hospitalização Domiciliária se propuseram realizar. "Queremos dar resposta às mais frequentes perguntas, dúvidas e receios daqueles que cuidam de doentes e/ou pessoas dependentes", refere Olga Gonçalves.

 
Olga Gonçalves

Dia do Cuidador Informal


Esta segunda sessão, por uma "feliz coincidência", refere Olga Gonçalves, vai decorrer precisamente no Dia do Cuidador Informal, já que "houve necessidade de adiar a data inicialmente prevista".

Estarão em debate temas como a avaliação do estado de consciência, aspectos psicológicos do ser cuidador e a ergonomia no cuidado do doente. As intervenções estarão a cargo de elementos da Equipa UHD e da psicóloga clínica Magda Andrea Oliveira, que desenvolve atividade no IPO do Porto e no Hospital da Cuf Porto.


Na 1.ª sessão, a equipa da UHD confirmou a "grande ajuda" que este projeto dá aos cuidadores informais  

"Partilha de dificuldades, anseios e soluções"

Olga Gonçalves esclarece ainda que, além da atividade assistencial direta e dos materiais de apoio já produzidos pela Unidade de Hospitalização Domiciliária, "a concretização destas sessões periódicas visa proporcionar um tempo específico em que os cuidadores acedam à formação e possam beneficiar da partilha de dificuldades, anseios e soluções para o seu quotidiano".

A equipa visa também “proporcionar aos cuidadores o acesso a técnicas práticas do ato de cuidar e a meios para os cuidadores poderem igualmente cuidar de si próprios e descansar”.


Elementos da equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária 

Como participar nas "Oficinas do Cuidador"? É apenas necessário enviar email para hospitalemcasa@chvng.min-saude.pt ou contactar através do 935 872 917.





Dirigida a profissionais de saúde e distribuída em serviços e departamentos de todos os hospitais do SNS, esta publicação da Just News tem como missão a partilha de boas práticas, de boas ideias e de projetos de excelência desenvolvidos no âmbito do SNS, facilitando a sua replicação.

 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda