KRKA

ENIMI reúne 160 internos em Tomar

Chegou a Tomar a 9.ª edição do Encontro Nacional de Internos de Medicina Interna (ENIMI). O evento, que está a decorrer entre a passada quinta-feira e hoje, no Hotel dos Templários, em Tomar, é organizado pelo Núcleo de Internos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NIMI-SPMI) contando com a participação de 160 internos.

O Encontro arrancou na quinta-feira com a realização de dois “Cursos pré-encontro”, intitulados “Suporte Avançado de Vida” e “FADE – Fast Assessment Diagnostic Echography”. Além destes, realizou-se ontem um curso de "Medicina Baseada na Evidência".

O programa de sexta-feira teve início com a sessão de abertura, na qual estiveram presentes Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da SPMI, Andreia Vilas Boas, coordenadora do NIMI, Ana Pinheiro Sá e Pedro Cunha, co-presidentes do 9.º ENIMI, e a internista Ana Rita Cardoso, em representação do Centro Hospitalar Médio Tejo.

De acordo com Manuel Teixeira Veríssimo, o ENIMI tem vindo a tornar-se cada vez mais importante para a SPMI e em particular para os jovens internistas. “É um modo de sedimentar conhecimentos, amizades e ligações que, no futuro, irão ser muito importantes para a Medicina Interna portuguesa, para os hospitais e para os doentes”, considerou.

Em entrevista à Just News, Andreia Vilas Boas sublinhou o facto de o ENIMI ser organizado por e para internos. “Temos sessões mais práticas nas quais são apresentados e discutidos casos clínicos”, característica que, na sua opinião, torna este encontro “mais interativo e descontraído do que os encontros habituais”.

Foram abordados temas que estão na ordem do dia, como é o caso da hipertensão arterial. “Apesar de se tratar de um assunto que está sempre na atualidade, foi apresentada a perspetiva da cronoterapia, um aspeto que não foi publicado nas guidelines e que acaba por ‘fugir’ à abordagem convencional”, mencionou.

Houve espaço ainda para um quizz de imagens da área da Dermatologia. “Os problemas da pele são muito frequentes e muitas vezes acabamos por não lhes dar muita atenção”, refere, sublinhando a importância da imagem no diagnóstico das doenças dermatológicas.

Mantendo a vertente prática do encontro, e tendo em conta que a prevalência das doenças reumatológicas têm aumentado de forma progressiva nos últimos tempos e que constituem um desafio diagnóstico, Andreia Vilas Boas realçou a realização de um “Workshop de exame físico reumatológico” e aproveitou para destacar a importância do internista neste campo, isto porque se tratam de doenças de atingimento multisistémico.

Do programa de sábado faz parte ainda o Workshop “Internato em discussão”, cujo objetivo é debater como se pode melhorar o internato em Medicina.

Terá lugar ainda a apresentação de trabalhos em formato de poster. O melhor poster de caso clínico e de investigação em Medicina Interna são vencedores do Prémio William Osler - inscrição na 5.ª Escola de Verão de Internos Medicina Interna (EVERMI).

Para Ana Pinheiro Sá, co-presidente do Encontro, “o mais importante desta reunião é a oportunidade de trocar experiências com colegas da mesma especialidade, mas de hospitais diferentes”. Enquanto núcleo de internos, considera ser sempre importante aproveitar esta oportunidade para obter algum feedback do que se está a passar nos internatos de outros hospitais, visto que ainda se verifica alguma heterogeneidade dos internatos no País.

“Acaba por ser uma oportunidade para reunirmos ideias para outros eventos/cursos e de perceber quais são as lacunas do ponto de vista da formação e de possibilidades de intervenção junto dos internos de Medicina Interna do País”, acrescentou Ana Pinheiro Sá.

O número de intervenientes tem vindo a crescer ao longo dos anos. “Temos vindo a perceber que o que anteriormente era uma iniciativa para cerca de 50 pessoas, alcança, hoje em dia, um número de 130-160 participantes, com cursos pré-encontro que esgotaram”, referiu a co-presidente do 9.º ENIMI.



A Just News acompanhou o Encontro e disponibiliza para consulta um conjunto de fotografias, acessíveis aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda