KRKA

Enfermagem de Saúde Familiar: criação da SPESF «com uma forte base na investigação»

A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar (SPESF) foi apresentada em setembro, em Matosinhos. De acordo com a sua presidente, Maria Henriqueta Figueiredo, "o lema principal é alinhar o saber especializado, com uma forte base na investigação, ao desenvolvimento da Enfermagem de Saúde Familiar".

Em entrevista à Just News, publicada na última edição do Jornal Médico, a responsável afirma que “a nossa missão é a família como unidade de cuidados, num paradigma globalizante, em que a cooperação próxima com os associados e com todos os parceiros sociais permitirá encontrar, em conjunto, soluções inovadoras que maximizem o potencial de saúde dos cidadãos e da sociedade como um todo”.

Para a presidente da Sociedade Portuguesa de Enfermagem em Saúde Familiar (SPESF), este objetivo deverá englobar “o saber especializado, enquanto recurso ao desenvolvimento de práticas socialmente construídas, promotoras de competências profissionais em Enfermagem de Saúde Familiar (ESF), com vista à otimização das respostas às necessidades das famílias”.



A responsável sublinha a importância que a família tem para estes profissionais: “O enfermeiro, na sua formação, já tem esta sensibilização para trabalhar com o utente, mas também com a sua família, principalmente nos cuidados de saúde primários.”

E acrescenta: “Com a reforma dos CSP, a definição de enfermeiro de família com lista própria de utentes tem sido crucial para a consciencialização dos enfermeiros e da sociedade em geral da relevância do desenvolvimento desta área da saúde.”

Direção da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar

Presidente: Maria Henriqueta Figueiredo

Vice-presidente: Cármen Andrade

Secretário-geral: Pedro Melo

Tesoureira: Marlene Lebreiro

Secretária regional (Norte): Maria João Monteiro
Secretário regional (Centro): Carlos Martins
Secretária regional (Sul): Miriam Almeida
Secretária regional (Madeira): Alexandra Freitas
Secretária regional (Açores): Renata Vila Nova

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda