KRKA

Enfermagem de Reabilitação: NOVAMENTE vence Prémio Maria de Lurdes Sales Luís

A associação NOVAMENTE foi a vencedora do Prémio Maria de Lurdes Sales Luís 2021, entregue na passada sexta-feira, no e-Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação. Em formato digital, no evento da Associação de Enfermeiros de Reabilitação (APER) quis homenagear-se o trabalho desenvolvido com vítimas de traumatismo crânio-encefálico (TCE).

Recorde-se que o Prémio Maria de Lurdes Sales Luís pretende homenagear a precursora da Enfermagem de Reabilitação em Portugal, tendo sido criado, em 2014, para distinguir pessoas, instituições, iniciativas ou projetos que contribuíram para o desenvolvimento da Enfermagem de Reabilitação ou para a promoção da igualdade de oportunidades, dos direitos das pessoas com deficiência e do exercício da cidadania.

Este ano, o galardão foi entregue à NOVAMENTE, uma associação, fundada em 2010, por pais, médicos e amigos de pessoas com TCE, com o objetivo de prestar um melhor apoio aos doentes e seus familiares.


Maria de Lurdes Sales Luís

Um prémio especial "por vir dos enfermeiros de reabilitação”

Para Vera Bonvalot, diretora executiva da NOVAMENTE, o galardão é mesmo “o prémio mais querido, por vir dos enfermeiros de reabilitação”. A responsável recordou, na sua intervenção, que a associação sempre quis ser “o braço direito da pessoa com TCE e da família”. Estando em contacto com vários profissionais, reconhece o importante papel da Enfermagem de Reabilitação:

“Entre os grupos profissionais, há sempre alguns que ouvem mais e que estão mais presentes e que têm aquele conceito de que uma vida tem de ser vivida. É o caso dos enfermeiros de reabilitação”


José Manuel Correia, secretário da APER, anunciou o vencedor do Prémio Maria de Lurdes Sales Luís 2021

O Congresso deste ano da APER, que decorreu entre 2 e 4 de dezembro, teve também como ponto alto a aprovação, dias antes, do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação na Assembleia da República. A data, a assinalar a partir do próximo ano, será 18 de outubro, que foi o dia que teve início o 1.º Curso de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação em Portugal, no ano de 1965. 


Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda