KRKA

Endoscopia ginecológica: médicos vão ter acesso a plataforma de imagens e vídeos

No início de 2020 já deverá estar disponível uma plataforma online de imagens e vídeos na área da endoscopia ginecológica no site da Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG). Quem o anunciou foi Luís Ferreira Vicente, presidente da Secção de Endoscopia Ginecológica da SPG, na 194.ª Reunião da SPG, que teve lugar nos dias 8 e 9 de novembro, em Torres Vedras.



Para Luís Ferreira Vicente, “os centros de formação da especialidade, em Portugal, permitem a evolução desta técnica, mas é fulcral a partilha de experiências entre cirurgiões”. A plataforma estará disponível apenas a sócios. “Falo em partilha científica de casos clínicos raros ou outros, por exemplo, e que contribuam para a formação contínua”, disse à Just News.


Luís Ferreira Vicente

O ginecologista relembrou que, hoje em dia, “os internos já têm à disposição, em Portugal, formação em cirurgia minimamente invasiva, mas é preciso apostar na atualização de conhecimentos e na troca de experiências, inclusive entre especialistas”. Em suma: “Em vez de se analisar uma dada intervenção apenas dentro da nossa equipa, disponibilizamos imagens e vídeos a todos os sócios da SPG.”

Luís Ferreira Vicente considerou, inclusive, que “esta plataforma vai também dinamizar o próprio site da SPG, que vai sofrer uma remodelação”.


Luis Ferreira Vicente com a presidente da SPG, Teresa Mascarenhas, e os restantes elementos da coordenação da SPEG: Hugo Gaspar (tesoureiro), António Lanhoso (secretário)

A pensar neste projeto, na 194.ª Reunião da SPG organizou-se um curso sobre “Edição de imagem”. “Para que os vídeos e as imagens tenham a qualidade necessária, é preciso capacitar os médicos”, referiu o médico.



O evento ficou ainda marcado pela apresentação do livro “Endometriose – A doença das mil faces”, sob coordenação de Fátima Faustino, coordenadora do Centro Especializado em Endometriose do Hospital Lusíadas Lisboa, e de Sandra Sousa, responsável pela Imagiologia da mesma unidade.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda