KRKA

Endoftalmite e queratocone: Oftalmologistas dão o primeiro passo para construir um registo nacional

O Tivoli Marina Vilamoura Hotel, no Algarve, vai ser o palco do 66.º Congresso Português de Oftalmologia, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. O Fórum visa promover a "partilha de conhecimento, experiências e novidades nacionais e internacionais nas áreas da oftalmologia pediátrica, da retina e da óculo-plástica".

Segundo Rita Flores, presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), “à semelhança dos anos anteriores, escolhemos três temas que vão estar em destaque neste Congresso. Este ano vamos apostar na óculo-plástica (dia 30 de novembro), na oftalmologia pediátrica (dia 1 de dezembro) e na retina (dia 2 de dezembro)".

No entanto, a médica faz questão de sublinhar: "Mas não descuramos as restantes subespecialidades da Oftalmologia, que estarão representadas nas várias sessões SPO e mesas redondas, bem como nos cursos disponíveis."


Rita Flores

Endoftalmites e queratocone: "Construir um registo nacional e eletrónico"

A propósito do 66.º Congresso Português de Oftalmologia e em linha com a missão da SPO vão ser apresentadas duas iniciativas de relevo. A primeira são as Bases de Dados de Endoftalmites e de Queratocone.

De acordo com a SPO, as bases de dados foram criadas com um objetivo claro. "Construir um registo nacional e eletrónico, no qual os oftalmologistas de centros públicos e privados podem colaborar com casos de endoftalmite e queratocone e, desta forma, reunir uma amostra significativa de população que permita fazer investigação sobre estas condições clínicas".



Apresentação do Manual de Retina

A outra novidade prende-se com apresentação do Manual de Retina “Fundus Manifestations of Systematic Diseases”. Trata-se de uma obra bianual que compila informação sobre "todas as doenças oculares e que resulta de uma colaboração entre a SPO e o GER – Grupo de Estudos da Retina". Este material foi desenvolvido com o propósito de "ajudar no diagnóstico, avaliação e tratamento de diversas doenças oftalmológicas".

Merece também destaque a mesa-redonda Luso-Brasileira sobre "A defesa da Oftalmologia, uma experiência partilhada!" e a conferência Cunha-Vaz, levada a cabo por Joan Miller, considerados pela organização como "outros momentos altos do evento, que os participantes não vão querer perder".

O programa pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda