KRKA

Dos cuidados de saúde primários à pediatria

"Aproximar e integrar os cuidados de saúde primários com a pediatria hospitalar" é o objetivo de um conjunto de formações interativas que o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa vai realizar. Sob o lema "Dos cuidados de saúde primários à pediatria", a iniciativa começa já amanhã, 20 de setembro, e é dirigida a internos de formação específica e especialistas de MGF e Pediatria.

O evento prolonga-se até meados de dezembro e é constituído por oito sessões, realizadas quinzenalmente, com duração de quatro horas. Para cada tema será realizada uma abordagem teórica, seguida de apresentação de casos clínicos interativos.

"Quando referenciar ao Serviço de Urgência de Pediatria" e "Quando referenciar à consulta de Pediatria" são dois dos temas que serão desenvolvidos ao longo de seis sessões. Estarão em dicussão tópicos como as convulsões febris e afebris, a gastroenterite aguda e desidratação, o atraso no desenvolvimento psico-motor, as cefaleias, o atraso pubertário e a puberdade precoce, a anemia ferropénica, a obstipação e encoprese, a enurese e instabilidade vesical.

As últimas duas sessões intitulam-se "Quando referenciar à consulta de Ortopedia ou de Cirurgia Pediátrica" e as "Verdades e mitos em Pediatria". Nesta última sessão serão abordadas as dietas alternativas e suplementos alimentares, as vacinas extra-plano e a cólica do lactente.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda