KRKA

Doenças neurodegenerativas: Congresso do Campus Neurológico Sénior sobre «bio(ética) clínica»

De forma a assinalar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, o Campus Neurológico Sénior (CNS), em Torres Vedras, vai organizar o seu 2.º Congresso, que estará focado no tema: “Tomada de decisão em Bioética Clínica: Discussão de casos em doenças neurodegenerativas".

O evento, dirigido a profissionais de saúde e investigadores na área da bioética, vai reunir um conjunto de palestrantes das áreas da Saúde, Direito e Filosofia de diferentes instituições, académicas e não académicas do país, "com várias publicações relacionadas com o tema da Bioética", sublinha a Comissão Organizadora.

As novas indicações terapêuticas em idosos e doentes com doenças neurodegenerativas e o consentimento informado em doenças neurodegenerativas são dois dos temas em debate na sessão "Dependência e Justiça". Nesta, como nas restantes mesas redondas, o tema começa por ser abordado através da apresentação de um caso clínico.

"Um conjunto de questões éticas"

Relativamente ao tema escolhido para o congresso deste ano, é recordado que "as doenças neurodegenerativas, sendo crónicas e progressivas, levantam frequentemente um conjunto de questões éticas".

Desta forma, uma abordagem multidisciplinar, "enriquecida pela perspetiva da Filosofia e do Direito, possibilita uma melhor compreensão e resposta às necessidades do cuidado das pessoas com doenças neurodegenerativas".

O evento conta com o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento (SPDMOV) e da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN).



O programa pode ser consultado aqui.

O Campus Neurológico Sénior é um centro português especializado em doenças neurodegenerativas, nomeadamente Doença de Parkinson, que inclui três unidades complementares: o CNS - Clínica Médica (inclui Unidade de Neuroreabilitação), o CNS - Unidade Residencial e o CNS – Residência Sénior.

Para mais informações e efetuar a inscrição:
congresso@cnscampus.com

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda