KRKA

Doenças infeciosas: Fausto Roxo é o novo coordenador do Núcleo de Estudos da Doença VIH

A última reunião do Núcleo de Estudos da Doença VIH, que se realizou em março, ficou marcada pelo assumir de funções do novo coordenador do NEDVIH. Fausto Roxo, responsável pelo Hospital de Dia de Doenças Infeciosas do Hospital Distrital de Santarém, sucede assim a José Vera.


Fausto Roxo

Na sessão de abertura das XXI Jornadas, José Vera sublinharia o facto de o VIH não causar apenas uma infeção viral, pois, “estamos perante uma doença sistémica, com implicações noutros órgãos”. E deixou uma mensagem que considera fundamental: “A prevenção tem de fazer parte da nossa atitude e do nosso trabalho em termos de tratamento desta doença crónica.”



Domitília Faria, que entretanto entregou a coordenação da Consulta de Imunodeficiência da Unidade de Portimão-Lagos do CHUAlgarve a Raquel Pinho – que teve um papel importante na organização destas Jornadas –, sublinhou ser necessário “investir na formação de jovens profissionais” para continuar a luta contra o VIH. Essa foi uma das razões, disse, que conduziram à escolha do tema do evento: “Recuperar o futuro”.


Domitília Faria, José Manuel Ferreira, Luísa Arez, Sara Coelho e José Vera

Para além da representante da CM de Lagos, Sara Coelho, e da diretora do Serviço de Medicina 3 do CHUA (Portimão), Luísa Arez, a mesa de abertura incluiu ainda José Manuel Ferreira, diretor do Serviço de Medicina 2 do CHUA e coordenador da Unidade de Imunodeficiência do Hospital de Faro.


Na cerimónia de encerramento, foi prestada homenagem a Carlos Santos e Ana Paula Fonseca (esta a título póstumo), fundadores das consultas de Imunodeficiência no Algarve.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda