KRKA

Medicina Interna e doenças autoimunes: SPMI com «muito interesse na área da investigação»

"É preciso apostar mais na investigação, quer na Medicina Interna no geral, como na área específica das doenças autoimunes", afirmou Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), na sessão de abertura da 14.ª edição do Medinterna International Meeting. O evento, presidido por Carlos Dias, do Centro Hospitalar S. João, decorreu na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, no Porto, e foi organizado pela Associação Medinterna.

Manuel Teixeira Veríssimo salientou que “a SPMI está muito interessada na área da investigação, já que ainda há muito trabalho a fazer a este nível, principalmente no âmbito das doenças autoimunes”. O responsável reforçou ainda o facto de que “estamos perante patologias muito desafiantes, que exigem ser melhor conhecidas”. 


Apesar de considerar que “ainda é necessário dar vários passos em termos investigacionais”, Manuel Teixeira Veríssimo reconhece que “já existem projetos de grande qualidade, nomeadamente no Norte”.

Homenagem a duas personalidades da Medicina Interna

Ainda no decorrer da sessão de abertura, houve espaço para homenagear duas figuras que se têm destacado na Medicina Interna. Deolinda Portelinha ouviu as palavras de homenagem serem proferidas por Jorge Fortuna, especialista em Medicina Interna no CHUC, que referiu o “longo percurso e o trabalho desenvolvido por esta grande médica, colega e pessoa nos HUC e no Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da SPMI”.

José Alves Moura, que se dedicou, desde sempre, às doenças autoimunes, foi homenageado por Mário Alexandrino, internista de Coimbra. No seu entender, José Alves Moura, “deu um precioso contributo à Medicina Interna, especialmente às doenças autoimunes, nos então HUC (Hospitais da Universidade de Coimbra), tendo sido, inclusive, diretor do Serviço de Medicina II”.


Mário Alexandrino, José Alves Moura, Jorge Fortuna, Deolinda Portelinha e Carlos Dias.

Na cerimónia de abertura estiveram ainda presentes, para além de Carlos Dias, Paulo Bettencourt, adjunto da Direção Clínica e diretor do Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar São João, e Alberto Pinto Hespanhol, em representação de Miguel Guimarães, da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos. O evento contou com o apoio científico da Ordem dos Médicos, da ARS Norte e da SPMI.




Manuel Teixeira Veríssimo, Carlos Dias e os vice-presidentes da SPMI (Sul e Centro) Luís Campos e Jorge Crespo.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda