KRKA

Doenças autoimunes: «Do órgão ao organismo»

O Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes (NEDAI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar, nos dias 16, 17 e 18 de abril, o IV Congresso Nacional de Autoimunidade e a XXI Reunião do NEDAI, tendo como lema: “Do órgão ao organismo”. Lèlita Santos, presidente do evento, explica à Just News que o tema escolhido “reflete as múltiplas faces das doenças autoimunes e a diversidade de competências requeridas à sua abordagem”.

Foram convidados preletores nacionais e estrangeiros de “excelência” que, de acordo com Lèlita Santos, “junto com os restantes participantes de todo o país, farão desta reunião um encontro de enriquecimento científico e intelectual e de discussão e consenso em torno destas patologias e das boas práticas clínicas”.

Serão apresentados casos clínicos interativos, com discussão conjunta de diferentes aspetos clínicos e de trabalhos originais em poster, e haverá espaço para uma sessão, dirigida a doentes, seus familiares e à comunidade em geral, com a participação ativa das associações de doentes, “parceiros fulcrais na compreensão destas doenças e na ajuda à redução do seu impacto social e familiar”.

“Esperamos ter a participação de todos os médicos interessados nos temas da autoimunidade e, sobretudo, que os nossos internos partilhem com todos o seu entusiasmo e dedicação e mostrem o fruto do seu trabalho anual nesta área”, salienta, desenvolvendo que os trabalhos que se destacarem terão como recompensa um prémio, como já é tradicional.

Ao longo dos três dias estarão em foco as áreas dos tecidos alvo e desenvolvimento da autoimunidade; transplante hematopoiético nas doenças autoimunes (DAIS); doenças indiferenciadas do tecido conjuntivo; gravidez e DAIS; sistema gastrointestinal e DAIS; pulmão e DAIS; rim e DAIS; sistema cardiovascular e DAIS; competência e formação em DAIS; e registos nas DAIS.

No dia 15, haverá um conjunto de cursos pré-congresso que, refere a presidente do evento, “permitirão a atualização de conhecimentos e da prática em áreas específicas da autoimunidade”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda