Cepheid Talks

Escola Superior de Saúde de Leiria apresenta livro: «Disfagia no adulto - da teoria à prática»

A Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei/IPLeiria) vai apresentar, na próxima quinta-feira, 18 de maio, o livro "Disfagia no adulto – da teoria à prática". A obra sobre a perturbação da capacidade de deglutição é da autoria de Carolina Branco, docente da licenciatura em Terapia da Fala na ESSLei/IPLeiria, e de Susana Portinha, antiga docente da ESSLei/IPLeiria, atualmente terapeuta da fala no Centro Hospitalar do Médio Tejo.

O lançamento do livro, publicado pela editora Papa-Letras, visa promover "conhecimentos e técnicas de avaliação e de intervenção em função das alterações detetadas em adultos, e destina-se a médicos, terapeutas, nutricionistas, enfermeiros, entre outros, que necessitem de conhecer, habilitar ou reabilitar esta importante função estomatognática".

Recorda ainda a ESSLei/IPLeiria que a disfagia significa dificuldade de deglutir, podendo ser causada por várias patologias: AVC, derrames cerebrais, doenças neurológicas ou neuromusculares, etc. E, nesse sentido, "exige uma correta identificação da causa, para que se possa definir a reabilitação ou tratamento adequado e minimizar as consequências desta perturbação da capacidade de deglutição, como a desidratação ou a subnutrição".



A apresentação da obra, que terá lugar na Biblioteca José Saramago (campus 2 do IPLeiria), tem início às 19h00 e estará a cargo de Helena Vasconcelos, gastrenterologista do Centro Hospitalar de Leiria.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda