Dieta Mediterrânica em destaque no 5º Ciclo de Cinema e Alimentação

Nos dias 21 e 22 de fevereiro realiza-se, no Edifício AXA, no Porto, o 5º Ciclo de Cinema e Alimentação, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas, em conjunto com os organizadores do Douro Film Harvest. Além da visualização dos dois documentários, é possível participar em duas conferências relacionadas com a Dieta Mediterrânica, recentemente considerada Património Imaterial da Humanidade. A entrada é livre.

“A importância da tradicionalidade dos alimentos – o caso da Dieta Mediterrânica” e “O vinho na Dieta Mediterrânica do Douro” são os temas das duas conferências, que se realizam ao longo dos dois dias entre as 21h30 e 22h00.


PROGRAMA 5º CICLO DE CINEMA E ALIMENTAÇÃO

21 de fevereiro de 2014


21h30-22hConferência “A importância da tradicionalidade dos alimentos – o caso da Dieta Mediterrânica”
Oradora: Susana Pasadas, Nutricionista, Equipa de Nutrição, Jerónimo Martins

Moderadora: Sónia Mendes, Nutricionista, Comissão de Especialidade para a Alimentação Colectiva e Hotelaria, Associação Portuguesa dos Nutricionistas

22hVisualização de “Mistura – the power of food” (Realização: Patricia Perez, 2011)

Sinopse:
No Perú, cozinhar e comer ultrapassam o mundo da cozinha, são uma forma de celebrar o “ser peruano”, partilhar, mostrar respeito e estar orgulhoso do seu país. Mistura, a feira gastronómica que se realiza no mês de Setembro, é o melhor exemplo disso mesmo. “Em Mistura, a gastronomia converte-se numa arma, uma arma para demonstrar coisas muito mais importantes, mais interessantes, mais emocionantes”, afirma o mais reconhecido dos Chefs peruanos, Gastón Acurio. Este documentário mostra todas as experiências que se vivem numa feira onde se aprende não só sobre comida, mas também sobre a vida.


22 de fevereiro de 2014


21h30-22hConferência “O vinho na Dieta Mediterrânica do Douro”
Orador: Pedro Graça, Nutricionista, Director do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável

Moderadores:
- Célia Craveiro, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa dos Nutricionistas
- Manuel Vaz, Presidente do Douro Film Harvest, Expanding Group

22hVisualização do documentário “Blood into wine” (Realização: Ryan Page & Christopher Pomerenke, 2010)

Sinopse:
Os fãs de música conhecem Maynard James Keenan como o vocalista de bandas como Tool, A Perfect Circle ou Puscifer, mas neste documentário Ryan Page e Christopher Pomerenke oferecem um olhar mais atento sobre um dos passatempos mais inesperados deste roqueiro – a produção de vinho. Junto com seu parceiro de negócios Eric Glomski, Keenan conseguiu transformar um terreno árido do Arizona numa vinha exuberante de onde colhe uvas particularmente saborosas. Através de conversas informais é revelado o que levou a dupla a produzir vinho e a escolherem um ambiente natural tão hostil para servir como o local de adega.

Imprimir