KRKA

Diagnóstico do cancro da mama: A Inteligência Artificial como «alternativa viável a um leitor humano»

Os resultados recentes de um estudo prospetivo, promovido pela Lunit, uma empresa de soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) para diagnóstico e terapia do cancro, defendem o potencial da Inteligência Artificial (IA) para "aliviar a pressão sobre os médicos radiologistas durante o rastreio do cancro da mama".

Através da utilização de uma solução de IA aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) e com marca CE (Conformidade Europeia) para a análise de mamografias, "é possível substituir um leitor humano sob a diretriz de leitura dupla da Europa".

Segundo Fredrik Strand, radiologista mamário que liderou o estudo, que envolveu mais de 50.000 mulheres, "embora as leituras duplas, realizadas por dois radiologistas, tenham sido estabelecidas como prática comum em toda a Europa e na Austrália, muitos países estão a enfrentar grandes dificuldades devido à escassez de radiologistas.”, explica

De acordo com o especialista, que é professor associado no Instituto Karolinska, "este estudo prospetivo estabelece as bases para a adoção generalizada da IA no rastreio do cancro da mama, preenchendo o papel de um radiologista, o que por sua vez pode reduzir os custos médicos e levar à maior comparticipação dos cuidados de saúde".


Analisados 55.581 casos de rastreio do cancro da mama

Conduzido entre 1 de abril de 2021 e 9 de junho de 2022, este estudo analisou "meticulosamente 55.581 casos de rastreio do cancro da mama em ambientes clínicos do mundo real", tendo sido considerados três leitores independentes: Radiologista 1, Radiologista 2 e o dispositivo utilizado, "permitindo comparações detalhadas".

Os resultados foram considerados "transformadores". A utilização do dispositivo, "em colaboração com um único radiologista, exibiu uma Taxa de Deteção de Cancro de 4,7 por 1.000, superando a abordagem tradicional de dois radiologistas (4,5 por 1.000)".

É ainda adiantado que o estudo também mostrou "um declínio significativo das taxas de reconvocação (RR) com IA, tanto em colaboração com um radiologista (RR 2,8, redução de 4,44%) quanto durante a operação independente (RR 1,55, redução de 47,1%), em comparação com o sistema de leitura dupla (RR 2,93)".

"Permite que os radiologistas fiquem menos sobrecarregados"

Com base nessas descobertas, a Lunit estabeleceu, no início deste ano, uma parceria pioneira com o Hospital Capio St Göran, o maior hospital privado da Suécia e que faz parte do grupo Ramsay Santé. Neste momento, o hospital utiliza o dispositivo da Lunit para analisar mais de 65.000 mamografias anualmente.

“Este passo inovador para nos tornarmos no primeiro centro mamário do mundo que usa IA como leitor independente permite que os radiologistas fiquem menos sobrecarregados com a quantidade excessiva de leituras, permitindo-lhes concentrar-se em diagnósticos mais avançados e garantindo tempos de espera mais curtos para os doentes”, explica Karin Dembrower, médica sénior da Clínica de Mamografia do Hospital Capio St Göran.

“A curto prazo, prevemos a deteção de mais cancros a longo prazo, prevemos uma diminuição dos cancros de intervalo e a deteção de tumores mais pequenos. Estamos entusiasmados por realizarmos mais estudos para explorar essas possibilidades”, remata.

Karin Dembrower

"Revolucionar a análise mamográfica"


Publicados recentemente na Lancet Digital Health, os resultados do estudo e a história de implementação foram apresentados na conferência da Sociedade Europeia de Imagem Mamária (EUSOBI 2023), que se realizou em Valência, em Espanha, no final de setembro.

"Este estudo representa um marco na área da saúde, inaugurando uma era em que a IA complementa e eleva perfeitamente os padrões de rastreio do cancro da mama. A IA está a redefinir os padrões de rastreio do cancro", afirma Brandon Suh, CEO da Lunit.

O responsável acrescenta ainda que "a colaboração com o Hospital Capio St Göran é fundamental para resolver a escassez de radiologistas e revolucionar a análise mamográfica" e manifesta o empenho da empresa na promoção de "alianças semelhantes com instituições médicas europeias para melhorar as experiências dos doentes e otimizar a eficiência operacional".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda