KRKA

Centro de Alcoitão acolhe comemorações do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação

Esta quarta-feira é assinalado, pela segunda vez, o Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação. As comemorações vão decorrer no Auditório do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, "a primeira instituição de formação destes enfermeiros", salienta Belmiro Rocha, presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER).

Em declarações à Just News, o responsável faz questão de lembrar que "a Enfermagem de Reabilitação portuguesa nasceu na década de 1960, com a Enfermeira Sales Luís a assumir a responsabilidade da formação dos novos enfermeiros de reabilitação", tendo assim nascido o primeiro curso de Enfermagem de Reabilitação em 18 de outubro de 1965.


Belmiro Rocha

Desde essa altura, "a Enfermagem de Reabilitação tem crescido e consolidado o seu campo de ação nos Cuidados de Saúde", afirma Belmiro Rocha, acrescentando que essa atuação vai ao encontro do Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, onde se lê:

"A reabilitação, enquanto especialidade multidisciplinar, compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e independência. Os seus objetivos gerais são melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, deste modo, preservar a auto-estima."



Homenagem aos enfermeiros de Reabilitação e ao CMRA

A iniciativa desta quarta-feira tem lugar no seguimento da aprovação, em novembro de 2021, do dia 18 de outubro como Dia Nacional da Enfermagem de Reabilitação, em "homenagem ao exemplo, visão, proatividade, empenho e vinculação da enfermeira Sales Luís para com a Enfermagem de Reabilitação".

O evento comemorativo resulta de um esforço conjunto da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e do Instituto Nacional para a Reabilitação e terá transmissão online nas plataformas digitais da APER.

Destacando ainda o facto da APER, fundada em 1978, ser "a mais antiga associação especializada de enfermagem em Portugal", Belmiro Rocha enaltece "todos os Enfermeiros de Reabilitação que, ao longo destes 58 anos, muito contribuíram com resultados e ganhos positivos na Saúde dos Portugueses".

O programa do evento pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda