Dia Nacional do Dador de Sangue: iniciativa conta com Cândido Barbosa
No Dia Nacional do Dador de Sangue, comemorado a 27 de março, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estará no MAR Shopping, entre as 14h00 e as 19h00, a fazer colheitas de sangue e de inscrições de dadores de medula óssea.
Esta ação visa sensibilizar para a importância de doar sangue e contará com a presença do antigo ciclista Cândido Barbosa. Vencedor de 25 etapas da Volta a Portugal, o “Foguete da Rebordosa” marcará presença na unidade móvel do IPST, localizada no parque exterior do MAR Shopping. É aqui que se devem dirigir todos aqueles que desejem doar sangue. Já as inscrições de dadores de medula óssea decorrerão no interior do MAR Shopping, próximo da mesma entrada.
A parceria entre o MAR Shopping e o IPST resultou já em cerca de 170 inscritos para recolhas de sangue e 50 inscritos na base de dados de dadores de medula óssea, recolhidos em quatro ações de sensibilização, decorridas entre agosto de 2012 e dezembro do ano passado. Para 2014 estão agendadas mais três colheitas: a 17 de abril, 29 de agosto e 12 de dezembro.
De acordo com Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto, o número de recolhas de sangue, na ordem dos 10% desde 2012, deve-se sobretudo à crise. “Por um lado, devido às dificuldades financeiras do país, o governo cortou com certas regalias de que os dadores de sangue gozavam no acesso à saúde; por outro, as pessoas estão a reduzir as suas deslocações, bem como os dias de falta ao emprego, que podem levar a que percam prémios de produtividade, por exemplo”, explica.
Apelo aos dadores inativos
A par da crise, as condições atmosféricas adversas, que fizeram crescer o número de gripes, impossibilitando dadores de realizarem as suas dádivas, conduziram ao apelo público lançado a 20 de fevereiro pelo IPST para que todos os que tivessem em condições de dar sangue o fizessem de modo a manterem-se as reservas em níveis adequados. Na sequência do pedido, as recolhas aumentaram 10,5 por cento nos dias subsequentes. Contudo, em comunicado publicado no seu site, o IPST mantém o alerta: “as dádivas devem ser mantidas regularmente, sob pena de a situação poder evoluir negativamente em curto espaço de tempo”. Reconhecendo “que pode ser o momento que vivemos pouco propício ao gesto da dádiva de sangue”, o IPST apela aos dadores inativos há mais de um ano, em especial aos mais jovens, para retomarem as doações.
Sobre o Dia Nacional do Dador de Sangue e o IPST
O Dia Nacional do Dador de Sangue, 27 de março, foi instituído através da Resolução do Conselho de Ministros nº 40/86, tendo como objetivo reconhecer a importância da contribuição desinteressada dos Dadores Benévolos de Sangue para o tratamento de doentes.
A institucionalização do Dia Nacional do Dador de Sangue constitui, assim, a expressão oficial desse reconhecimento e serve para evidenciar, junto da população em geral, o valor social e humano da dádiva de sangue, estimulando a sua prática e tornando mais conhecida a sua imprescindibilidade.
Tendo por missão garantir e regular, a nível nacional, a atividade da medicina transfusional e da transplantação e garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue humano, de componentes sanguíneos, de órgãos, tecidos e células de origem humana, o Instituto do Sangue e da Transplantação tem a sua génese em 1958 mas apenas surge como organismo público em 1990.