Cepheid Talks

Dia Mundial da Saúde Oral assinalado com rastreios gratuitos para pessoas com diabetes

A Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) vai realizar, em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), um conjunto de rastreios orais aos utentes da associação nesta segunda-feira, 20 de março. A iniciativa decorre no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Saúde Oral.

Os rastreios vão ser realizados por dois médicos aos utentes do dia (crianças e adultos) e caso haja necessidade de referenciação, a mesma será feita para o médico dentista assistente de cada utente ou para a Faculdade de Medicina Dentária.

“Já é do conhecimento geral que as pessoas com diabetes têm o sistema imunitário mais fragilizado, nesse sentido é muito importante controlar os níveis de glicose no sangue aliado a uma boa higiene oral. É neste contexto que a APDP e a SPEMD se juntaram nas celebrações do Dia Mundial da Saúde Oral para avaliar a saúde dentária das pessoas com diabetes”, alerta José Manuel Boavida, presidente da APDP.

João Silveira, Vice-Presidente da SPEMD, explica que “nas pessoas com diabetes os cuidados de higiene oral e o acompanhamento regular são fundamentais para a prevenção de eventuais complicações. Caso seja necessário tratamento, nomeadamente cirúrgico, o controlo da diabetes é muito importante para a prevenção de complicações pós-operatórias.”

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda