KRKA

Debate sobre a implementação dos Cuidados de Saúde Primários em Moçambique

“Pesquisa e inovação em saúde para o desenvolvimento de Moçambique” é o lema das XV Jornadas de Saúde, que terão lugar entre os dias 16 e 18 de setembro, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo. Organizado de dois em dois anos, este evento visa "divulgar resultados de pesquisa em saúde em Moçambique e promover a definição de políticas de saúde com base em evidência científica".

Ainda de acordo com a Comissão Organizadora, nesta edição serão apresentados "mais de 350 trabalhos científicos, irão decorrer em simultâneo 12 mesas redondas sobre temas importantes em Saúde e participarão aproximadamente 1000 delegados nacionais e estrangeiros".

O debate sobre a situação dos Cuidados de Saúde Primários é um dos temas principais do programa. Sob a moderação de Martinho do Carmo Dgedge, médico especialista em Saúde Pública, consultor e inspetor-geral de Saúde do Ministério da Saúde em Moçambique, realiza-se a mesa redonda "Estado da força de trabalho para implementação dos cuidados de saúde primários em 2014".

Neste painel serão debatidas as perspetivas do setor público, "em relação aos CSP sob o ponto de vista da implementação dos cuidados no terreno", e a "contribuição do setor privado na prestação dos CSP". O bispo Dom Diniz Sengulane, clérigo que esteve envolvido nas negociações de paz que puseram fim à guerra civil em Moçambique e patrono das campanhas para erradicação da Malária e Desarmamento, abordará a perspetiva do utente "em relação à qualidade dos serviços de CSO do ponto de vista dos direitos humanos".

Esta sessão conta ainda com a participação do pediatra Mário Dalpoz, professor e ex-coordenador de Recursos Humanos para a Saúde na OMS de 2000 a 2012, que desenvolverá o tema: "Prestação dos CSP e sua força de trabalho correspondente à agenda de desenvolvimento após 2015 - apresentação da experiência internacional".



As XV Jornadas de Saúde são organizadas pelo Instituto Nacional de Saúde de Moçambique, Ministério da Saúde e Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane.

Contactos:
jornadasdesaude@gmail.com

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda