KRKA

Deaf Talks 2015 dedicado à música e à proteção da audição

É sob o lema "Música para os seus ouvidos" que se realiza, dia 19 de setembro, a 3ª edição de DEAF TALKS. O evento, que este ano terá lugar no Teatro Trindade, em Lisboa, será dedicado à música e à proteção da audição.

Esta edição conta com a participação de vários músicos e cantores portugueses, como é o caso de Zé Pedro, Kalú e o Gui dos Xutos e Pontapés, e Evelyn Glennie (Prémio Polar Music 2015). De acordo com a comissão organizadora, "a ideia de os ter presente, visa não só sensibilizar a juventude para a necessidade da prevenção através da proteção, mas também dar a oportunidade a alguns deles de apresentarem o seu testemunho relativamente à sua deficiência auditiva".

A iniciativa tem o patrocínio da Widex Centros Auditivos e o apoio científico da Associação Portuguesa de Audiologistas, Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (SPORL) e Grupo de Rastreio e Intervenção da Surdez Infantil (GRISI). Conta ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Surdos, Associação Portuguesa de Apoio ao Implante coclear (APIC), Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos - Ouvir, e Fundação Inatel.
 


À semelhança das anteriores edições, o evento vai juntar pessoas com algum tipo de deficiência auditiva e respetivas famílias, "procurando sobretudo dar voz aos próprios", refere Rui Ribeiro Nunes, diretor-geral da Widex Centros Auditivos.

Na sua opinião, "a partilha de experiências, na primeira pessoa, é uma forma de sensibilizar as pessoas para o facto de existirem várias realidades da deficiência auditiva, das quais resultam vivências muito próprias." Desta forma, acrescenta, o facto de os próprios poderem expressar em público a sua história de vida "assume um caráter emocional fortíssimo, permitindo uma maior eficácia no processo de sensibilização das entidades e da população em geral".

O programa estará, assim, novamente muito focado na partilha de testemunhos, tendo também a participação do professor Nuno Trigueiros, cuja intervenção incidirá exatamente sobre a exposição ao ruído e os seus efeitos nefastos, numa palestra intitulada: "O ruído e a importância da prevenção auditiva".

Para mais informações:
http://deaftalks2015.admeus.net/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda