KRKA

Cuidados Paliativos no Algarve: CHUA apresenta Equipa de Apoio Psicossocial

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) apresenta publicamente esta quarta-feira, 10 de abril, a Equipa de Apoio Psicossocial (EAPS) na área dos Cuidados Paliativos. O projeto é financiado pela Fundação “La Caixa”, no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, designado por Programa Humaniza, em Portugal.
 
De acordo com o CHUA, a sessão tem início às 16h30, decorrerá no auditório da Unidade Hospitalar de Faro e conta com a presença do presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve, Paulo Morgado, e da presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar, Ana Paula Gonçalves.

No evento estarão ainda presentes a coordenadora regional de Cuidados Paliativos, Fátima Teixeira, o diretor técnico da EAPS, Giovanni Cerullo, a responsável da delegação portuguesa da Fundação Bancária “La Caixa”, Iciar García, e as coordenadoras das Equipa de Cuidados Paliativos de Faro e Portimão, nomeadamente, Dagoberta Lima e Madalena Sales.
 
De acordo com o diretor do projeto no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Giovanni Cerullo, "é esperado o reforço da atividade das equipas de cuidados paliativos do Algarve no respeita à acessibilidade aos cuidados psicossociais e espirituais por parte dos doentes (e das suas famílias) que enfrentam uma doença grave ou incurável e com necessidade de cuidados paliativos".

O médico acrescenta ainda que o projeto, acompanhando a atividade já desenvolvida pelas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, "visa promover a continuidade do apoio no domicílio, mantendo assim um suporte direto da rede de apoio”.
 
Numa primeira fase, a Equipa de Apoio Psicossocial criada pela entidade colaboradora do programa (o Centro Hospitalar Universitário do Algarve), irá concentrar a sua atividade em quatro equipas recetoras: nas Unidades Hospitalares de Faro e de Portimão, ambas pertencentes ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve, e nas Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP) do ACES Algarve I Central e do ACES Algarve II Barlavento, estruturas integradas na Administração Regional de Saúde do Algarve.
 
O CHUA sublinha ainda que a equipa será constituída por novos profissionais "e apoiada, em rede, por profissionais com larga experiência na área e já integrados nas Equipas de Cuidados Paliativos".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda