KRKA

Cuidados de Saúde Primários: Encontro Nacional das USF focado no «novo ciclo político»

A Associação Nacional das USF (USF-AN) acaba de anunciar a data e o lema do 8º Encontro Nacional das Unidades de Saúde Familiar. "Cuidados de Saúde Primários: a aposta do novo ciclo político?" é a questão que estará no centro do debate. O evento realiza-se entre os dias 11 e 14 de maio de 2016, em Aveiro.

Após 7 anos, a USF-AN inicia um novo ciclo com uma nova Direção e, sublinha, com "um novo impulso para os Cuidados de Saúde Primários (CSP), iniciando-se também, um novo ciclo político que diz apostar no refortalecimento dos CSP".

Assim, a associação representante das USF adianta que, "apesar da expectativa favorável", não deixará de ser exigente e desafia as forças políticas e sociais a colaborar com as USF e restantes atores para dinamizar e apoiar a qualificação crescente dos CSP e do SNS".

Quanto ao encontro do próximo ano, surge no seguimento dos trabalhos desenvolvidos durante o 7º Encontro Nacional, que foi dedicado aos "7 Pilares das USF", e após o lançamento do livro “7x7 Medidas – Novo Ciclo para os CSP”. Segundo a USF-AN, durante a reunião de 2016, serão acompanhados e discutidos "os progressos observados na realização ´7x7 Medidas`, nomeadamente as dependentes do poder político".

O objetivo é que tal seja um contributo no sentido de se "alimentar a cultura de transparência, monitorização, prestação de contas e avaliação do funcionamento dos serviços e seus impactos na saúde da população, para assegurar um verdadeiro planeamento estratégico nacional dos CSP".

É ainda adiantado que, pela primeira vez, o 8º Encontro Nacional das USF contará com dois dias exclusivos de "capacitação e formação contínua, englobadas no novo projeto da Associação, a Academia dos CSP".

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda