KRKA

Crioestaminal anuncia investimento de 2 milhões de euros em investigação até 2016

No âmbito do seu 11º aniversário, a Crioestaminal, acaba de anunciar um investimento de 2 milhões de euros em investigação até 2016. Até ao momento, a empresa já investiu mais de 2 milhões de euros nesta área, contribuindo para promover o setor e aumentar o conhecimento dos pais para as potencialidades das células estaminais.

O aniversário será marcado por um OPEN DAY no laboratório em Cantanhede, dia 12 de julho, no qual os pais e futuros pais vão poder visitar as instalações e esclarecer as suas dúvidas sobre criopreservação. A empresa vai igualmente promover sessões de esclarecimento em Lisboa, no Auditório do Núcleo Central – TagusPark, no dia 19 de julho, e no Porto, na CUF Porto, dia 12 de julho. Ambas as sessões com início marcado para as 15h30.

Crioestaminal "cada vez mais próxima dos pais"

A constante pesquisa e desenvolvimento tem vindo a permitir um conhecimento das aplicações terapêuticas destas células, não só das células de sangue mas das do tecido do cordão umbilical, resultando, até ao momento, em duas patentes na área da diabetes e em 12 transplantes em sete crianças com células estaminais criopreservadaservadas pela empresa. Para 2014, a Crioestaminal espera iniciar um ensaio clínico único em Portugal, ainda na área da diabetes.

“A Crioestaminal tem pautado a sua atividade nos últimos 11 anos de forma a estar cada vez mais próxima dos pais, profissionais de saúde e entidades reguladoras na área da saúde. Este ano será marcado pela disponibilização de dois milhões de euros a serem alocados à investigação na área das células estaminais, até 2016. Este investimento será fundamental para conseguir reforçar o potencial das células estaminais e contribuir para dinamizar a investigação no nosso país”, refere André Gomes, fundador da Crioestaminal.

“Por outro lado, a informação e esclarecimento aos pais para este tema é fundamental. Aproveitando este marco vamos abrir as portas do laboratório e proporcionar às pessoas, uma experiência única. Além de uma visita guiada ao laboratório, os pais vão ter ainda a possibilidade de falar com técnicos e esclarecer todas as suas dúvidas”, acrescenta.

Para dar seguimento ao compromisso de "estar mais perto dos portugueses, ser um parceiro ativo para profissionais de saúde e promover o setor", a empresa acaba de alargar a sua equipa com a contração de 10 pessoas. Estes profissionais vão estar alocados à área de I&D e ao laboratório, que também será ampliado para dar resposta à crescente procura dos pais. Além de ter mais espaço para processar as recolhas, o novo laboratório está preparado para vir a ser utilizado, no futuro, para processamento de outros tipos celulares.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda