Congresso Restart MGF «está direcionado para o que o médico de família precisa no dia a dia»

O evento, cuja 2.ª edição decorre já nos próximos dias 6 a 8 de novembro, na Maia, “tem sessões muito práticas e interativas”, garante o médico de família Paulo André Lopes, secretário-geral do Restart MGF.

O carácter prático e interativo das sessões foi precisamente um dos aspetos mais valorizados por quem esteve presente no primeiro Restart MGF, que se realizou em novembro de 2024 e registou perto de duas centenas de participantes. À semelhança do que sucedeu o ano passado, o Instituto Politécnico da Maia acolhe novamente esta iniciativa.


1.ª edição do Restart MGF

Foi em 2019 que Paulo André Lopes, então interno de MGF na USF Condeixa, apresentou aos colegas que com ele tenham acabado de organizar a 2.ª edição do Start MGF – uma reunião direcionada para internos do 1.º ano -- a ideia de avançar para uma reunião dirigida já a médicos de família.

“Entretanto, passaram-se uns anos, nós terminámos os nossos internatos, estivemos ocupados com outros projetos, cada um teve o seu trajeto, e no início de 2024 recuperámos essa ideia”, explica.

É assim que surge o Restart MGF, com Alexandre Rebelo Marques (presidente), Bruno Valentim (vice-presidente) e Paulo André Lopes (secretário-geral) a liderar uma Comissão Organizadora que integra outros nomes anteriormente ligados ao Start MGF.


1.ª edição do Restart MGF

“Acabámos por juntar um grupo de colegas, de várias zonas do país, decididos a organizar um evento que procurasse corresponder exatamente àquilo que o médico de família precisa para o seu dia a dia. O que se pretende é recordar e refrescar conhecimentos de quem já tem alguns anos de experiência.

Depois de ter passado pela UCSP Mortágua e pela extensão de Cernache da USF Rainha Santa Isabel, Paulo André Lopes é atualmente diretor clínico da Santa Casa de Arganil. Tem uma pós-graduação em Geriatria e competência em Nutrição Clínica pela Ordem dos Médicos.

Considerando que o Restart MGF “tem uma Comissão Organizadora robusta” e acreditando que “o projeto irá perdurar no tempo”, sublinha: “O nosso objetivo era promover algo prático, que tivesse um cariz clínico mas também uma componente de gestão, abordando temáticas como os indicadores de saúde ou o processo de contratualização, e penso que conseguimos atingi-lo.”


Paulo André Lopes e Bruno Valentim

Um Programa otimizado

A base do Programa do 2.º Restart MGF segue a mesma lógica do que foi desenhado para a edição de 2024, “procurando corresponder às necessidades dos colegas especialistas, mas com temas que interessam igualmente aos internos dos últimos anos, que já têm uma noção de como são os Cuidados de Saúde Primários ao nível organizacional”.

Quem o afirma é Bruno Valentim, vice-presidente do Restart MGF, que foi colega de internato de Paulo André Lopes na USF Condeixa antes de exercer como especialista em unidades de Viana do Castelo e de Vila Real, fazendo agora parte da equipa da USF Santo Amaro, em Vila do Conde. Detentor do mestrado em Medicina Desportiva, tem uma graduação em Medicina do Futebol.

“A reunião deste ano prolonga-se por dois dias e meio, como sucedeu o ano passado, mas procurámos fazer uma otimização do Programa, abordando menos assuntos, mas em sessões um pouco mais prolongadas, até para permitir mais tempo de discussão”, esclarece.


Comissão Organizadora do Restart MGF: (atrás) Marta Cardoso, Ana Sofia Aveiro, Leonor Pinto Serra, Cláudia Melo e Rita Mendes; (à frente) Paulo Lopes, Alexandre Rebelo Marques, Ângelo Costa, João Rossa e Bruno Valentim

As áreas cardiovascular, respiratória e músculo-esquelética, por exemplo, estão novamente em foco, tal como em 2024, “mas os temas específicos são diferentes”, refere Bruno Valentim, destacando a mesa intitulada “Cronograma de gestão de uma USF: PAUF, RAUF e outros”.

Cardiologia, Endocrinologia, Pediatria, Neurologia e Medicina Interna são exemplos de especialidades representadas no Programa do 2.º Restart MGF, para além da própria MGF. Mas também assistentes sociais da Segurança Social da Póvoa de Varzim participarão na abordagem ao tema “Certificados de incapacidade temporária em MGF – Casos práticos e questões frequentes”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda