KRKA

Compreender qual o «ponto da situação» da Saúde Mental em Portugal

A Sociedade Portuguesa para o Estudo da Saúde Mental está a promover a realização do VI Encontro Internacional, intitulado: "Saúde Mental em Portugal: Ponto de Situação", que decorrerá nos dias 7 e 9 de maio de 2015, na Covilhã. O evento conta com a colaboração do Programa Nacional para a Saúde Mental.

A comissão organizadora considera ser "útil e pertinente" na edição deste ano fazer-se o ponto da situação da Saúde Mental no nosso país", apresentando alguns exemplos dos temas que justificam esta reflexão: "Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM), os tempos de mudança, os problemas orçamentais impostos pela crise, as patologias associadas à crise, as novas circunstâncias".

É também adiantado que para a participação na reunião foram convidados os responsáveis pelos departamentos de Psiquiatria e Saúde Mental, bem como de outras entidades ligadas à Saúde Mental para, "em conjunto e organizados em Oficinas, conhecer "as dificuldades que atravessamos, as soluções que fomos encontrando" e para "contribuir para ampliar soluções e estratégias para o futuro e a força para as reivindicarmos".

Após a sessão de abertura, que se realiza dia 8 de maio, Álvaro de Carvalho, psiquiatra e diretor do PNSM, irá proferir a conferência: "Programa Nacional para a Saúde Mental - Realidade Actual". De seguida, Constantino Sakellarides, professor catedrático jubilado de Políticas e Administração de Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública, abordará o tema "Literacia em Saúde".

Da parte da tarde decorrem três Oficinas que, sob o lema "Saúde Mental em Portugal - Ponto da situação", reúnem cerca de duas dezenas de especialistas de todo o país.

No dia seguinte, e sob a moderação de António Leuschner, psiquiatra do Hospital Magalhães de Lemos e presidente do Conselho Nacional de Saúde Mental, os relatores das Oficinas apresentarão as conclusões, havendo espaço para o debate.

O evento termina com a conferência “Saúde Mental em França e Espanha: Ponto da Situação”, que terá a participação de dois convidados de Espanha e França.

Contactos:
Secretariado da SPESM
Carla Loureiro
Apartado nº 4050 - EC Abraveses
3519 -909 VISEU
e-mail: spesm@live.com.pt

Inscrição:
- 20 € (inclui almoço dia 8 de maio, coffee breaks e documentação)

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda