Coimbra vai acolher a comemoração do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação
É já esta sexta-feira que se realiza, no Auditório da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a comemoração do Dia Nacional do Enfermeiro de Reabilitação.
Será uma oportunidade para "homenagear tod@s os Enfermeiros de Reabilitação que muito têm contribuído com resultados e ganhos positivos na Saúde dos Portugueses", afirma Belmiro Rocha, presidente da Direção da APER - Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação.
A iniciativa, com início marcado para as 14h30, arranca com um conjunto de intervenções das instituições tutelares, reguladoras, formativas, laborais e representativas dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Reabilitação.
No final da tarde terá lugar um jantar convívio, realizado em conjunto com o Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULS Coimbra, "em que se fará um zoom direto com todos os outros EER que estejam também reunidos em jantar convívio noutros locais do país".
"Fundadora da Enfermagem de Reabilitação em Portugal"
Belmiro Rocha faz questão de destacar o importante papel da enfermeira Maria de Lourdes Sales Luís, "que foi quem fundou a Enfermagem de Reabilitação Portuguesa e tudo catalisou desde 1965, às Instituições de Ensino de Enfermagem de Reabilitação".
E lembra que foi, aliás, como "homenagem ao seu exemplo, visão, proatividade, empenho e vinculação para com a Enfermagem de Reabilitação, que foi aprovado em 26 de novembro de 2021, através da Resolução da Assembleia da República n.º 347/2021, o dia 18 de outubro como Dia Nacional da Enfermagem de Reabilitação".
Belmiro Rocha
Fundada em 1978, e atualmente com cerca de 2500 sócios, a APER "é a mais antiga associação especializada de enfermagem em Portugal", sublinha Belmiro Rocha, que recorda as competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação:
"A reabilitação, enquanto especialidade multidisciplinar, compreende um corpo de conhecimentos e procedimentos específicos que permite ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e independência. Os seus objetivos gerais são melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, deste modo, preservar a auto-estima."
O programa do evento pode ser consultado aqui.