KRKA

CHLC assinala Dia Nacional do Doente com AVC com ações de formação

A Unidade de AVC e o Serviço de Urgência do Hospital de São José - Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) vão assinalar, dia 31 de março, o Dia Nacional do Doente com AVC.

O evento tem início às 10h00, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas, com uma sessão de formação sobre Via Verde AVC, dirigida aos profissionais do pré-hospitalar (INEM, Bombeiros), "elementos essenciais para o transporte atempado para os nossos centros (dispomos de 4h30m após início de sintomas)", sublinha a Comissão Organizadora.

De seguida, e após uma visita aos claustros do Hospital de São José, que decorrerá das 10h às 16h, realiza-se um encontro comemorativo. Da parte da tarde é promovida, no Centro Formação do Hospital de S. José, outra sessão, mas aberta a todos os profissionais de saúde do CHLC.

Além de "ações de agradecimento e sensibilização aos profissionais do CHLC", o programa contempla uma visita guiada a jornalistas e convidados, que permitirá conhecerem "o percurso do doente com AVC agudo, após a nova reorganização da urgência metropolitana de Lisboa", sendo, por isso, apresentado o Serviço de Urgência, Unidade AVC e Unidade de Neurorradiologia de Intervenção. 


A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, o CHLC adiantou alguns dados que serão apresentados com mais detalhe no próprio dia. É referido que, "em 6 anos, tratámos 1273 doentes com terapêuticas de recanalização, sendo que, destes, 904 (71%) ficaram autónomos aos 3 meses!".

É ainda acrescentado que, apesar de "todas as ações levadas a cabo pelos hospitais, sociedades, organizações ao longo dos últimos 5 anos, não se notou alterações relativamente ao número de ativações da Via Verde AVC no CHLC".

Para mais informações: viaverdeavcchlc@gmail.com 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda