KRKA

CHBM inaugura Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica

Com o propósito de "prestar os cuidados mais adequados aos doentes", desde a última sexta-feira que o Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) dispõe de mais uma valência: a Unidade de Hospitalização Domiciliária da Área Cirúrgica (UHDAC) Nossa Senhora do Rosário.

Composta por uma equipa multidisciplinar, da qual fazem parte, entre outros, médicos, enfermeiros, farmacêutico e assistente social, esta Unidade garante o "atendimento contínuo 24 horas por dia, todos os dias do ano".

O CHBM esclarece que este serviço é dirigido aos doentes do Serviço de Cirurgia Geral que tenham "uma situação clínica transitória e estável nas patologias do pé diabético, trombose venosa profunda e diverticulites, aceitando de forma voluntária a hospitalização domiciliária". Tem, como principal objetivo, "promover o seu bem-estar e a sua qualidade de vida".

O projeto arranca com uma lotação de 5 camas, "que vai sendo ajustada em função da procura que vier a ser registada, num máximo de 15 camas".
 


A UHDAC presta, assim, "cuidados de nível hospitalar no domicílio, definindo um plano individual para cada doente, em articulação com a equipa clínica hospitalar que acompanhou o doente até ao momento da hospitalização domiciliária".

O trabalho será desenvolvido em articulação com os diversos serviços do CHBM, "garantindo o acesso aos exames e tratamentos necessários para o doente", mas não só. Esta cooperação é extensível aos demais prestadores de cuidados de saúde, "assegurando uma transição progressiva para os cuidados de saúde primários ou para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)".
 


É ainda adiantado pelo CHBM que os doentes podem ser referenciados na sequência de um episódio de internamento hospitalar, da admissão através do serviço de urgência, do hospital de dia ou da consulta, podendo ainda existir referenciação direta a partir dos cuidados de saúde primários ou dos cuidados continuados integrados.


seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda