CH Baixo Vouga vai melhorar unidades de internamento e áreas cirúrgicas
O Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV) tem em curso um plano de reestruturação geral da Consulta Externa, de melhoria das unidades de internamento e das áreas cirúrgicas. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração do CHBV, Aurélio Rodrigues, na cerimónia de abertura da Reunião Regional Centro da Sociedade Portuguesa de Coloproctologia, que teve lugar naquela unidade hospitalar.
De acordo com aquele responsável, o processo de reestruturação passará por duas etapas: uma de melhoria intermédia e imediata, com alargamento da área atual de consultórios. Outra de investimento estratégico, a concretizar nos próximos dois a três anos, que passará pela construção de um novo módulo hospitalar, exclusivo para as atividades médicas de ambulatório, onde serão concentradas toda a Consulta Externa e o Hospital de Dia.
“Esta intervenção estratégica permitirá libertar espaços do interior da atual estrutura hospitalar, criando-se as condições para a renovação e modernização das unidades de internamento”, disse.
Também nesta ação, a prever no Plano Estratégico 2016-2010, que em breve será levada a debate na comunidade institucional da região, foi incluída uma reavaliação da capacidade cirúrgica do CHBV. Segundo Aurélio Rodrigues, esta passa pela construção de um novo Bloco Operatório na Unidade de Estarreja, cujo projeto tem conclusão prevista para novembro e a construir até final do primeiro semestre de 2016, e o redimensionamento do bloco operatório desta unidade, eventualmente com a construção de mais duas salas operatórias.
“Esperamos que este esforço de redimensionamento da capacidade cirúrgica e da resposta da Consulta Externa do CHBV às solicitações da nossa comunidade venha a ter efeitos significativos na majoração clínica do hospital e na melhoria da qualidade de saúde dos cidadãos desta região”, afirmou.
E concluiu: “Entendemos que só dessa forma cumpriremos a nossa missão, aportaremos valor em saúde à sociedade e contribuiremos para uma melhor cidadania.”