Centro Hospitalar do Médio Tejo assinala Dia Europeu «Reiniciar um Coração»

As três unidades do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) acolhem, esta terça-feira, atividades com vista a assinalar o Dia Europeu "Reiniciar um Coração".

A iniciativa, que consiste em três sessões de mass training em suporte básico de vida, visa sensibilizar "toda a comunidade para o facto de que todos os cidadãos do mundo podem salvar uma vida". A formação é dirigida a alunos das escolas secundárias dos concelhos de Abrantes, Tomar e Torres Novas.

Desta forma, o CHMT "propõe-se a ensinar os mais jovens a executar técnicas de suporte básico de vida, recorrendo para o efeito a sessões práticas, com manequins adequados, que permitem aos participantes experienciar técnicas de compressão, muito próximas da realidade".

As ações contarão com a presença de colaboradores do CHMT, professores e alunos, "num total de 240 participantes".

Promovida pelo European Resuscitation Council (ERC), a campanha do Dia Europeu "Reiniciar um Coração" inclui a realização de variados eventos em países europeus, dinamizados pelos respetivos Conselhos Nacionais de Ressuscitação. Pretende ser um importante contributo para que mais pessoas saibam efetuar manobras de reanimação em quem tenha sofrido uma paragem cardíaca. O objetivo global é o de "melhorar o reduzido índice de sobrevivência em quem sofre uma paragem cardíaca, fora do âmbito hospitalar".

Em Portugal, a ERC é representada pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR), que assume, nessa qualidade, "a responsabilidade da certificação de formação em reanimação, de acordo com standards técnico-pedagógicos definidos a nível europeu". 

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir