KRKA

Centro Hospitalar de Leiria já tem Serviço de Nefrologia

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de anunciar que os utentes da região têm agora à sua disposição uma nova especialidade médica. "Podem cuidar da sua saúde renal com maior proximidade", destaca Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL.

Ricardo Macau, diretor do novo Serviço de Nefrologia do CHL, recorda que a Nefrologia "é uma especialidade médica dedicada à prevenção, estudo e tratamento das doenças renais em todas as fases da sua evolução".

A nova especialidade médica já está disponível nas três unidades hospitalares do CHL (Leiria, Pombal e Alcobaça), e foi desenvolvido com base na Unidade Funcional de Nefrologia, criada em novembro de 2018.

Licínio de Carvalho adianta ainda que "o CHL assegura um conjunto alargado de atividades assistenciais, com a utilização dos nossos recursos próprios, e também através da articulação com outros serviços do centro hospitalar ou com outras instituições".

O Serviço de Nefrologia do CHL, previsto na Rede Nacional de Especialidade e de Referenciação de Nefrologia de fevereiro de 2017, conta com três médicos e o apoio de uma equipa de enfermagem, nutricionista, assistente social e outros profissionais de saúde.

O Serviço funciona nos dias úteis, entre as 8h00 e as 18h00, com consultas nas três unidades do CHL, incluindo a de Nefrologia – Diabetes e as do Hospital de Dia. A atividade assistencial ainda inclui a consulta de esclarecimento de doença renal crónica, o internamento e a urgência de Nefrologia no Hospital de Santo André, em Leiria.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda