Cepheid Talks

CHLeiria já tem a funcionar o Hospital de Dia de Cardiologia

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) acaba de abrir o Hospital de Dia de Cardiologia, "um espaço dedicado a receber e tratar doentes para procedimentos em ambulatório nas áreas de hemodinâmica, pacing cardíaco, insuficiência cardíaca e para outras técnicas da especialidade". Esta nova valência instalada no Serviço de Cardiologia do CHL representou um investimento de cerca de 200 mil euros.

O centro hospitalar sublinha que os profissionais dispõem de "novos dispositivos de diagnóstico, como holters, ecocardiógrafo e eletrocardiógrafo, equipamentos recentemente adquiridos no Serviço de Cardiologia, que aumentam a capacidade e a qualidade de resposta em várias áreas desta especialidade".



João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do CHL, recorda que "os doentes com insuficiência cardíaca são aqueles que necessitam de visualizações rápidas em ecografia". Nesse sentido, considera ser bastante relevante esta medida: "Ter um posto de eco no nosso Serviço permite-nos acabar com o ´sobe e desce` dos doentes dentro do hospital para fazer exames, poupando tempo e aumentando o conforto dos doentes. Esta unidade de ecografia deixa-nos fazer tudo, e se necessário, a ecografia transofágica."

O médico acrescenta ainda: "Ao nível dos holters, vamos ficar com capacidade para registar 10 doentes, o que representa duplicar a capacidade em holter, e consequentemente reduzir a lista de espera. Os novos aparelhos têm maior facilidade de leitura e reduzem a margem de erro."

Além da utilização no hospital de dia e no Serviço de Cardiologia, os 10 novos e modernos eletrocardiógrafos portáteis "possibilitam apetrechar algumas das nossas Urgências, inclusive a Urgência Pediátrica", refere João Morais.



A nova unidade ocupa uma sala ampla, integrada no Serviço de Cardiologia, localizado no 5.º piso da torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, tem capacidade para ter seis doentes em simultâneo e conta com "um profissional de enfermagem e um assistente operacional permanentes, com o devido apoio médico".

A expectativa por parte do CHL é que, anualmente, "o novo Hospital de Dia de Cardiologia trate perto de 1.000 doentes".

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda