Cepheid Talks

Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão recebe Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares

“Novos Paradigmas em Medicina Regenerativa de Lesões Vertebro-Medulares” é o tema central da 1ª edição do Simpósio Ibérico em Lesões Vertebro-Medulares – 2015 (SCiS-2015). Organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (membro do Laboratório Associado ICVS/3Bs) e Associação Salvador, o evento decorrerá nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2015, no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Um dos objetivos do simpósio passa por promover o debate sobre "os mais recentes avanços no tema e a sua possível translação para a prática clínica". Para tal, diversos especialistas irão partilhar os dados mais recentes em tópicos como aplicações clínicas, células estaminais, biomateriais e medicina regenerativa, farmacoterapias e novos modelos para estudar a recuperação de LVM.

A reunião pretende também contribuir para "aproximar a comunidade civil aos cientistas e membros do corpo clínico", sendo algumas das sessões abertas ao público em geral, nomeadamente aos pacientes de LVM e seus familiares, e ajudar a promover a colaboração entre grupos de investigação de Portugal e Espanha com grupos do resto da Europa e da América do Norte.

Algumas das intervenções incidirão sobre temas como "Hidrogéis e secretoma na regeneração de lesões vertebro-medulares", "O diferente papel dos lípidos como mediadores na patofisiologia das lesões vertebro-medulares", "Regeneração da espinal medula: O que se pode aprender com o zebrafish", "Terapias Moleculares para a reparação de lesões vertebro-medulares".



Além do programa científico, que inclui a a apresentação e discussão de posters, está ainda prevista a realização de atividades para pacientes com lesões vertebro-medulares e cuidadores.

Temas dos painéis:
Aplicações Clínicas: Avanços Recentes
Plasticidade na Espinal Medula
Farmacoterapias
Biotecnologia
Abordagem clínica Multidisciplinar para pacientes com LVM

A inscrição pode ser efetuada online aqui.




seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda