Centro de Investigação do CHLeiria celebra 5 anos e «uma mão cheia de experiências»

O Centro de Investigação (CI) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), coordenado por João Morais, celebra, esta semana, cinco anos de atividade.

"Queremos comemorar os primeiros cinco anos de existência do nosso Centro de Investigação com a organização de um encontro científico", afirma o médico.

Desta forma, "foram convidados vários especialistas de renome e com os quais colaboramos, de forma a estimular o debate das questões mais prementes da investigação no contexto nacional e internacional", explica o responsável, que igualmente dirige o Serviço de Cardiologia do CHL.


João Morais

A conferência científica, intitulada “O presente e o futuro no Centro de Investigação – uma mão cheia de experiências”, realiza-se no dia 23 de janeiro, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria.

Na reunião participa um conjunto de especialistas, "a maioria ligada aos meios académicos nacionais, bem como a algumas instituições que em Portugal se dedicam à investigação científica", salienta o CHL.

“Os caminhos da investigação” é o tema da mesa redonda com que tem início o evento. Uma sessão onde as intervenções incidem sobre as temáticas: “Medicina Celular e Molecular”, “Open Innovation: from bench to bedside, from patent to patient”, “Neuroendocrinologia e Envelhecimento” e a “Investigação no ensino das Ciências Médicas”.

Além das conferências “Uma visão de futuro para a investigação em Portugal” e “A investigação e a inovação na obtenção de ganhos em saúde”, terá lugar uma mesa redonda
sobre "grandes preocupações”, como é o caso dos “Desafios à investigação nos hospitais do SNS” ou a “A farmácia hospitalar e o futuro da investigação clínica”.

O evento termina com uma sessão onde será partilhada a experiência de investigação no CHL, com apresentação de exemplos do que tem sido desenvolvido no seio do Centro de Investigação.



Workshops: apoio na publicação de artigos científicos

Ainda no âmbito da comemoração do 5.º aniversário do Centro de Investigação realiza-se, duante a manhã do dia 24 de janeiro, um conjunto de três workshops, dirigidos a profissionais de saúde, mediante inscrição gratuita.

A ação foi pensada em particular nos especial "nos mais jovens, que pretendam consolidar conhecimentos ao nível da realização de investigação, através da participação em workshops de cariz técnico".

Além de dois worshops relacionados com a publicação de artigos científicos, realiza-se ainda um outro dedicado ao impacto dos sistemas de informação na investigação em Enfermagem.

O programa completo pode ser consultado aqui.

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir