KRKA

Cátedra de Medicina da Dor assinala Dia Nacional de Luta Contra a Dor

“Hoje celebra-se o Dia Nacional de Luta Contra a Dor, mas é também o início do Ano Internacional contra a Dor que, este ano, é dedicado à dor neuropática, e daí termos decidido realizar um simpósio sobre dor na neuropatia diabética”, salientou ontem José Castro Lopes, professor responsável pela Cátedra de Medicina da Dor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A declaração foi proferida no âmbito do 1.º Simpósio Internacional da Cátedra de Medicina da Dor da FMUP, subordinado ao tema “Dor na Neuropatia Diabética – presente e futuro”, que decorreu ontem à tarde, na Aula Magna da FMUP.

A iniciativa resultou de uma colaboração entre a Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) e a FMUP, com o apoio da Fundação Grünenthal, estando ainda associado o facto de Isaura Tavares, vice-presidente da APED e professora da FMUP, ser a coordenadora nacional de um grande projeto europeu na área da neuropatia diabética – REDDSTAR (Repair of Diabetic Damage by Stromal Cell Administration). O objetivo deste projeto é avaliar a capacidade de uma população de células-estaminais para evitar os efeitos da diabetes em áreas do sistema nervoso envolvidas na transmissão de informação dolorosa. “Este projeto surgiu pelo impacto que a dor neuropática tem neste momento e o número de diabéticos que há atualmente”, indica a coordenadora do projeto.

A reunião incidiu sobre a epidemiologia, fisiopatologia e terapêuticas atuais e futuras da neuropatia diabética, destinou-se a profissionais de saúde que lidam com estes doentes e a investigadores desta patologia e contou com cerca de 150 participantes.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda