KRKA

Carlos Lopes vence todos os dias a «maratona da diabetes»

“Gerir a Diabetes – Uma Corrida de Fundo” é um livro para médicos e para o público em geral. Além da parte mais técnica para profissionais de saúde, conta com o testemunho do atleta Carlos Lopes, portador de diabetes tipo II. Na sessão de apresentação, que teve lugar ontem, na Fnac do Colombo, além de Carlos Lopes, esteve também presente o diretor geral da Saúde, Francisco George.

“Estou a vencer a maratona da diabetes. Se me esforcei para ganhar medalhas e ser campeão no Atletismo, também consigo obter medalhas na luta contra a doença”, afirma em declarações à Just News o campeão nacional Carlos Lopes.

O atleta de alta competição que tantos momentos de glória trouxe a Portugal viu-se confrontado com a diabetes tipo II há uns anos, após deixar a alta competição. “Foi um choque, porque achava que a doença não afetava quem tinha praticado tanto desporto”, continua. Após a primeira reação, Carlos Lopes acabou por aceitar o problema e enfrentá-lo. “Era mais uma maratona … para vencer”.

Para dar a conhecer o dia-a-dia de quem vive com diabetes e para alertar a população para a possibilidade de poder prevenir a diabetes tipo II, aceitou o desafio de escrever um livro com Luís Gardete, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). A obra intitula-se “Gerir a Diabetes – Uma Corrida de Futuro” e foi editada pela Gradiva.

O presidente da APDP e médico endocrinologista realça, em declarações à Just News, que o livro é uma forma de chegar ao mais variado público, nomeadamente médicos. ”Os profissionais também ficam a ganhar com este livro, porque tem uma componente mais técnica, além de ser uma mais-valia ler o testemunho de um doente, que aborda todas as alegrias e tristezas que tem de enfrentar desde que sabe que é portador da doença”.

Na sessão de apresentação, Francisco George salientou que “é preciso agir e evitar novos casos, porque a diabetes está a aumentar todos os anos”. O responsável, que também escreveu o prefácio da obra, realça “ a necessidade de se investir claramente na prevenção para evitar todos os problemas subjacentes à diabetes”.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda