Cepheid Talks

«Os médicos têm de ser incentivados a desenvolver capacidades na área da investigação clínica»

Termina este ano o mandato de Carlos Freire de Oliveira como presidente da direção da Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

Em entrevista à Women’s Medicine, o especialista em Ginecologia e Obstetrícia com a subespecialidade de Ginecologia Oncológica, que ajudou a criar este organismo e que esteve na presidência desde o primeiro dia, fala sobre o trabalho desenvolvido até aqui e distingue aqueles que considera serem os desafios da especialidade no futuro.

Desde a sua criação, uma das prioridades estabelecidas pela FSPOG foi a de "harmonizar as reuniões científicas das várias sociedades congregadas, tendo sido constituído um calendário que é cumprido pelas sociedades e é estabelecido com cerca de dois anos de antecedência. Neste momento, já aprovámos o calendário para 2015."

Acrescenta o presidente da FSPOG que, "adicionalmente, procurámos desincentivar as múltiplas reuniões no âmbito da Ginecologia e Obstetrícia que ocorriam no país, organizadas por serviços hospitalares e grupos de ginecologistas obstetras e que a Federação não patrocina. Temos o cuidado de informar a Indústria Farmacêutica, que tem um papel importante no apoio a estas reuniões científicas, sobre quais as que têm o patrocínio da FSPOG."

Entre vários temas de grande atualidade abordados nesta entrevista, publicada na última edição de Women`s Medicine, Carlos Freire de Oliveira salienta, sobre os desafios que a especialidade enfrenta no futuro, que, "em primeiro lugar, é preciso melhorar a formação médica e, para que isso aconteça, o número de internos tem de diminuir. Têm de ser colocados nas instituições com maior capacidade formativa. O objetivo é evitar, na medida do possível, a pulverização de internos por muitos hospitais. Por outro lado, os médicos têm de ser incentivados, no período da formação, a desenvolver capacidades na área da investigação clínica, nomeadamente na participação em ensaios clínicos e outro tipo de atividades."


A entrevista a Carlos Freire de Oliveira é um dos grandes temas da última edição de Women`s Medicine.

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda