Carlos Carneiro é o novo coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes

O internista Carlos Carneiro, 44 anos, vai presidir, nos próximos 2 anos, ao Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da SPMI. Toma posse esta sexta-feira, no âmbito do X Congresso Nacional de Autoimunidade / XXIX Reunião Anual do NEDAI, a decorrer em Lisboa.

A criação de pontes entre os vários centros nacionais empenhados no tratamento das patologias autoimunes e a aposta na diferenciação dos especialistas de Medicina Interna dedicados a esta área são dois grandes objetivos de Carlos Carneiro, que dirige o Departamento de Doenças Autoimunes do Grupo HPA Saúde.

“É necessário afirmar a Medicina Interna como pilar do Sistema de Saúde e investir na formação de forma exigente e rigorosa, para garantir o desenvolvimento de competências individuais e coletivas, mantendo o objetivo de promover as melhores práticas em prol do doente”, considera o médico, em declarações à Just News.

Carlos Carneiro liderava a única lista que se apresentou a sufrágio, realizado há pouco mais de uma semana e que validou a sua eleição como coordenador daquele que é referido como sendo o núcleo mais antigo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.

Sucede a José Delgado Alves, diretor do Serviço de Medicina IV da ULS de Amadora-Sintra, que integra agora o Secretariado do NEDAI, juntamente com outros sete especialistas. Como co-coordenador surge António Marinho, da ULS de Santo António, que já coordenou este grupo no passado.

No Plano de Ação que elaborou para o biénio 2024-2026, Carlos Carneiro coloca no topo da lista a importância de se reativar o Registo Nacional de Doenças Autoimunes e de iniciar a certificação dos centros de autoimunidade.

Numa lista com duas dezenas de pontos em destaque, manifesta também a vontade de se elaborar um Guia do Imunologista e quer fomentar o apoio e o investimento na área da investigação básica no campo das doenças autoimunes, por exemplo.


Carlos Carneiro

Immunology Network Meeting é o projeto mais recente

Embora seja natural do Porto, Carlos Carneiro estudou Medicina em Coimbra e nunca mais deixou o Algarve desde que, por escolha própria, iniciou o seu internato de Medicina Interna no Hospital do Barlavento Algarvio, em janeiro de 2007, com 26 anos.

Transitaria depois para o Hospital Particular do Algarve – Alvor em 2015, coordenando formalmente, desde 2022, o Departamento de Doenças Autoimunes do Grupo HPA Saúde. Há mais de uma década que exerce a função de médico do helicóptero de Emergência Médica do Algarve. Trabalhando seis dias por semana, é casado e tem dois filhos menores, considerando a família o seu “alicerce”, a quem dedica todo o tempo possível.

Tendo sido um dos dinamizadores do Encontro de Autoimunidade do Algarve, foi um dos fundadores da Associação Médica do Algarve. O Immunology Network Meeting é um dos seus mais recentes projetos, cujo primeiro ciclo de reuniões teve início em janeiro de 2024. Fortalecer os laços entre os diversos centros de autoimunidade da zona sul e criar uma rede de contactos entre os mesmos, “em prol do doente, para que este tenha acesso ao diagnóstico e à terapêutica mais precocemente” é o grande objetivo, explica Carlos Carneiro.

COORDENAÇÃO do NEDAI – Biénio 2024-2026


Coordenador:
Carlos Carneiro (Hosp. Particular do Algarve, Unid. Alvor)

Co-coordenador: António Marinho (ULS de Santo António)

 

SECRETARIADO

Ana Campar (ULS de Santo António)

Fernando Salvador (ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro)

Frederico Batista (ULS Amadora-Sintra)

Glória Alves (ULS do Alto Ave)

José Delgado Alves (ULS Amadora-Sintra)

Margarida Jacinto (ULS do Alentejo Central)

Natália Oliveira (ULS do Tâmega e Sousa)

Sofia Pinheiro (ULS de São José)

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda