KRKA

Cardiovolution 2024: «Temos um número recorde de submissão de casos clínicos»

“É uma boa notícia e um reconhecimento de que os colegas veem o Cardiovolution como um fórum para apresentar as suas dúvidas e os seus trabalhos”, afirma o cardiologista José Ferreira Santos, o grande impulsionador deste evento, a propósito do número recorde de submissão de casos clínicos.

Em declarações à Just News, o médico, que é também o diretor clínico do Hospital da Luz Setúbal, revela que tiveram 21 casos clínicos submetidos para a reunião que se realiza dia 1 de março, no Fórum Cultural de Alcochete. Cinco dos casos foram entretanto selecionados para serem apresentados.

Organizada pelo Serviço de Cardiologia do Hospital da Luz Setúbal em parceria com o Hospital da Luz Learning Health, a reunião tem início precisamente com a sessão “Os meus casos clínicos desafiantes!”, sendo atribuído um prémio  de 500€ ao melhor caso clínico.

Para José Ferreira Santos, esta adesão “é um sucesso e motivo de grande satisfação para toda a equipa. É uma forma de os mais novos poderem trazer a ciência, discuti-la e aprendermos todos com essa partilha”.

Mas não só. Revela também o conceito diferenciador do Cardiovolution: “o foco na vertente prática.”



“Uma imagem vale mais do que mil palavras”

Segundo o cardiologista, além da apresentação de casos clínicos, o “cariz prático” do evento é evidente também nas restantes sessões, com amplo espaço para discussão, assim como no Quiz que decorrerá em três momentos diferentes ao longo do dia.

Tendo como lema “Uma imagem vale mais do que mil palavras”, este Quiz terá mesmo “um grande destaque, antecedendo cada um dos blocos principais do programa. Será também um momento mais divertido, porque as pessoas podem estar mais à vontade,  a responder às perguntas e a aprender”.

E em que consiste o Quiz? “Queremos desafiar as pessoas com base em imagens. Partimos da ideia de que uma imagem vale mais do que mil palavras, mas sabendo que,  às vezes, há imagens que nos obrigam a tomar determinadas atitudes clínicas, pelo que iremos ter seguramente alguns momentos muito interessantes de discussão”.

Esta ideia já tinha sido implementada na edição do ano passado do Cardiovolution.No entanto, “com este formato, será a primeira vez que vamos realizar”, afirma José Ferreira Santos. Ou seja, “no ano passado, o Quiz realizava-se apenas no final do dia e era só dedicado a eletrocardiogramas. Este ano, pode ser de eletrocardiogramas, TAC, ressonâncias, ecos. Será mais abrangente.”
 

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda