KRKA

Associação de Retinopatia de Portugal assinala Semana Internacional da Retina

A Associação de Retinopatia de Portugal (ARP) vai promover, dia 20 de setembro, às 10h00, uma caminhada pela cidade de Lisboa, com pessoas que apresentam deficiência visual, com partida prevista da Praça da Figueira. Esta iniciativa assinala o início das comemorações da Semana Internacional da Retina, insere-se no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e enquadra-se na iniciativa “Uma Lisboa para Todos” – Projeto vencedor do 1.º Prémio EMEL em Movimento.

“Esta é a penúltima caminhada do projeto “Uma Lisboa para Todos” que pretende identificar, reportar e sugerir alterações aos obstáculos que dificultam a mobilidade das pessoas com deficiência visual que circulam na cidade de Lisboa. Defendemos que Lisboa tem de ser uma cidade acessível e inclusiva para todos, sendo que por vezes bastam pequenas alterações para fazer uma grande diferença na autonomia de quem tem deficiência visual”, explica Rui Vasconcelos, presidente da Associação de Retinopatia de Portugal.

As conclusões preliminares do projeto “Uma Lisboa para Todos”, uma iniciativa da ARP reconhecida e premiada pela EMEL - Empresa Municipal de Estacionamento e Mobilidade de Lisboa, serão apresentadas no dia 20 de setembro.

A Semana Internacional da Retina assinala-se de 23 a 29 de setembro. No âmbito das diversas retinopatias, patologias que condicionam moderada ou severamente a função visual, a Degenerescência Macular ligada à Idade (DMI), principal causa de cegueira nos países desenvolvidos, afeta atualmente mais de 350 mil portugueses.

A DMI manifesta-se geralmente após os 55 anos, aumentando a sua frequência com a idade. É exatamente esta relação entre o aumento da incidência e o avançar da idade que torna a DMI mais preocupante, em especial nos países desenvolvidos, onde o envelhecimento da população e aumento da esperança média de vida se conjugam mais habitualmente. Prevê-se que em 2025 existam, aproximadamente, 800 milhões de pessoas com DMI nos países ocidentais.

A Associação de Retinopatia de Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem como objetivos a promoção da saúde visual, valorização da qualidade de vida e inclusão social dos seus associados. Para mais informações consulte: http://www.retinaportugal.org.pt/

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda