KRKA

Braga vai receber, este ano, o Congresso Nacional de Urgência

A Escola de Ciências da Saúde (ECS) da Universidade do Minho, em Braga, vai acolher, nos dias 1 e 2 de outubro, o II Congresso Nacional de Urgência, organizado pelo Núcleo de Estudos de Urgência e do Doente Agudo da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEUrgMI), coordenado por Maria da Luz Brazão.

Em declarações à Just News, a diretora do Serviço de Medicina Interna do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira afirma que o Congresso, que desta feita será subordinado ao tema “O tempo da urgência”, vem na sequência do Curso “O internista na Urgência”, que tem sido realizado anualmente no Funchal desde 2008, "sempre muito dinâmico e participado”.

“A primeira edição do Congresso teve lugar na Madeira, em 2015. Este ano, achámos que devíamos alargar o evento”, indica, acrescentando que o objetivo é que os próximos congressos tenham lugar em locais diferentes do país.


José Mariz, Maria da Luz Brazão e António Martins Baptista, durante o XXII Congresso Nacional de Medicina Interna, que se realizou no final de maio, em Viana do Castelo.

“Todos os dias, os hospitais portugueses têm internistas na urgência e nós precisamos de dinamizar essa área“, sublinha Maria da Luz Brazão.

Por seu lado, António Martins Baptista, coordenador do Núcleo de Formação da SPMI, explica que, além de ter como objetivo reafirmar o papel da Medicina Interna na Urgência, o Congresso pretende “aumentar a formação dos internos e dos assistentes numa área onde os internistas passam um terço da sua vida profissional”.

José Mariz, internista do Hospital de Braga e docente e investigador da ECS, será responsável pela organização local do evento. Relativamente ao programa, destaca a realização de workshops de simulação clínica e ecografia à cabeceira do doente, bem como de cursos interativos de Medicina da Urgência.

Abordar-se-ão temas como as vias verdes e os traumas e discutir-se-á qual o modelo que deve ser seguido na Urgência. O médico sublinha, ainda, que, além dos internistas, se pretende envolver outras especialidades.





Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda