Aveiro foi palco da 28.ª Reunião do GEECD

O Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências (GEECD) realizou ontem e hoje a sua 28.ª Reunião. O evento anual, que decorreu no Hotel Meliá Ria Aveiro, contou com cerca de 260 inscrições.

Em declarações à Just News, Beatriz Santiago, presidente do GEECD, sublinhou o facto desta reunião conseguir reunir profissionais de áreas muito distintas. “Além de neurologistas e psiquiatras, esta reunião conta, por exemplo, com a presença de enfermeiros, psicólogos, sociólogos, juristas e assistentes sociais”, afirmou, acrescentando que o Grupo funciona como uma “plataforma” para estas diferentes áreas de se comunicarem entre si.

Relativamente ao programa, a presidente do GEECD destaca a realização de três sessões em que foram convidados três referências nacionais na área das demências, os investigadores Ricardo Taipa, Sandra Cardoso (vencedora do Prémio Janssen Neurociências 2014) e Cristina Rego (galardoada com o Prémio de Neurociências da Santa Casa da Misericórdia atribuído este ano).

De acordo com Beatriz Santiago, o ponto alto da Reunião é a Conferência Carlos Garcia, desenvolvida em homenagem ao fundador do GEECD. Este ano, este momento contou com a participação de Alexandre Quintanilha.

Decorreram também duas sessões “de grande interesse para todos os que intervêm na área das demências”. Uma teve lugar ontem e foi proferida por Rosário Zincke (Alzheimer Portugal), tendo incidido sobre o consentimento informado em doentes com incapacidade. A outra foi subordinada ao tema “Plano Nacional para as demências: em que ponto estamos”.

Foram ainda apresentadas comunicações orais nas áreas da “Neuropsicologia”, “Avaliação Neuropsicológica”, “Clínica” e “Bioquímica/Genética”.

Além disso, e à semelhança dos anos anteriores, o GEECD organizou um curso para internos de Neurologia, Psiquiatria ou outros profissionais de saúde com interesse na área, que teve lugar hoje à tarde.

Concerto social a favor da Alzheimer Portugal
10 anos após o falecimento de Carlos Garcia, fundador do Grupo de Estudo de Envelhecimento Cerebral e Demências e da Alzheimer Portugal, realizou-se um concerto solidário em sua homenagem e, simultaneamente, a favor do Núcleo da Alzheimer Portugal de Aveiro. O espetáculo, integrado na 28.ª Reunião do GEECD, decorreu ontem no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro e contou com a participação da Orquestra Típica de Águeda e da Tuna Universitária da Universidade de Aveiro.

Imprimir