KRKA

Promover a avaliação geriátrica global junto de médicos e enfermeiros que trabalham em lares

Promover a continuidade de cuidados é o principal objetivo do curso “Abordagem ao Idoso Institucionalizado” do Núcleo de Estudos de Geriatria (NEGERMI) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), segundo Ricardo Fernandes, responsável pela formação.

O evento vai decorrer dia 16 de novembro, na sede da SPMI, em Lisboa, e é dirigido a médicos e enfermeiros que trabalham com idosos institucionalizados.

“Com o envelhecimento da população há cada vez mais casos de idosos com multimorbilidades, que necessitam não apenas de uma boa gestão da sua condição clínica, como de proximidade de cuidados e de uma avaliação geriátrica global”, alerta Ricardo Fernandes.



O internista realça ainda que “muitos são hospitalizados e, após a alta, não existe habitualmente uma continuidade de cuidados, inclusive nos lares”. Assim, na sua opinião, "faz todo o sentido que se aposte no Plano Individual de Cuidados (PIC), um dos temas abordados, que vai permitir a todos os profissionais de saúde saberem qual a história do doente e qual o caminho a seguir em termos assistenciais”.

Formação "ao encontro das especificidades dos idosos"

Neste curso serão diversos os temas abordados. É o caso da comunicação na doença de Alzheimer, os "segredos" na prescrição, desprescrição e gestão farmacológica no idoso, a prevenção de quedas e reabilitação, a gestão de feridas e de úlceras de pressão ou a gestão de sintomas respiratórios, gastrintestinais e neuropsiquiátricos.

“O NEGERMI pretende que seja uma formação sumária, dirigida e objetiva que, através de casos clínicos, contribui para a formação destes profissionais, de modo que a prestação de cuidados vá ao encontro das especificidades dos idosos", refere Ricardo Fernandes.

O médico faz questão de sublinhar: “Ser-se idoso não significa que não haja mais nada a fazer, pelo contrário, há várias medidas que ajudam a promover uma maior qualidade de vida.”



O programa pode ser consultado aqui.
Contacto: negermi@spmi.pt

seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sáb.
dom.

Digite o termo que deseja pesquisar no campo abaixo:

Eventos do dia 24/12/2017:

Imprimir


Próximos eventos

Ver Agenda